Conexões wi-fi são maravilhas da engenharia. A liberdade de poder rodar pela casa com seu notebook, celular ou tablet conectado à sua internet sem arrastar um cabo de rede atrás de você é uma destas conveniências que raramente nos damos conta da importância. Isto é, até que a conexão deixe de funcionar.
Todo mundo tem um canto na casa onde a internet fica incostante, perde o sinal ou fica lenta o tempo todo sem motivo. Se você está passando por isso, nada tema: hoje mostramos 3 soluções diferentes para o problema. Todas, claro, no estilo #fazedores! Vamos lá:
Extensor de sinal
O sinal das antenas comuns se propagada em uma esfera, cujo centro é o emissor. Isto é feito para atender o maior número de casos possíveis, dispensado o usuário de se preocupar com a direção do sinal ou alinhamento dos aparelhos.
Entretanto, quando o seu roteador está em um canto, ou colado em uma parede (o que é bem comum) você não quer disperdiçar seu precioso sinal projetando-o para fora da casa! Uma solução DIY para isto é construir um direcionador, que é encaixado por cima da antena do roteador. Existem vários modelos diferentes, e eles não interferem com o funcionamento de maneira nenhuma, portanto são 100% seguros!
No vídeo a seguir, você confere como fazer um windsurfer, um dos modelos mais populares:
Quer algo mais sofisticado? Você pode fazer um usando uma antena de TV via satélite, ou uma antena super direcional para áreas externas. São mais trabalhosos, mas têm alcance mais longo.
Ajuste as configurações ocultas do seu roteador
Ao instalar um novo aparelho, a maior parte das pessoas apenas define um nome e senha para a rede, e a deixa assim. Existem outros fatores, entretanto, que podem estar interferindo na sua qualidade de conexão.
O principal deles é o canal da sua rede. Nós explicamos:
Já notou que a maior parte dos roteadores tem escrito na caixa, ou no aparelho que eles são de 2.4Ghz? Isto não é o processador da máquina! É a frequência na qual ela opera seu sinal. Uma banda que vai dos 2400 a 2500 Mhz. Este intervalo de 100 Mhz para operação é então dividido em 14 canais, cada um com 20 mhz de variação total e cada antena só trabalha em um canal por vez. Em teoria, tudo certo!
O problema é que quando há diversos aparelhos operando dentro um mesmo canal (por exemplo, os roteadores dos seus vizinhos) os sinais interferem entre si, atrapalhando a conexão de todo mundo. Quando isso acontece, muitas vezes o roteador não consegue perceber e ajustar sozinho, e fica aquela bagunça. Aí então, o melhor é definir manualmente qual é o melhor canal para a sua casa.
Felizmente, existem vários softwares para fazer este teste, como o WiFi Analyzer (Android). Depois de verificar qual o canal mais vazio, basta entrar nas configurações do seu roteador e definir manualmente a faixa de operação.
Em geral, os melhores são o 1, 6 e 11. Como estão nas pontas e no meio do espectro, eles não interferem com os canais entre eles e por isso causam menos problemas. Assim, vale a pena testar estes três canais, mesmo que você não tenha feito uma análise mais detalhada.
Turbine seu roteador com um software customizado
O seu roteador é, em última instância, um pequeno computador, rodando um sistema operacional. E assim como no seu PC, é possível trocar este sistema nele também.
O sistema mais popular é o DD-WRT. Ele é baseado em Linux e é open-source. Além de fácil de usar, ele incorpora várias otimizações e funcionalidades disponíveis apenas em aparelhos muito mais caros, como controles de banda e relatórios de uso. Existem ainda outros firmwares como Tomado e OpenWRT, que vale a pena conhecer.
A desvantagem deste projeto é que você vai precisar de contar com a sorte de que seu aparelho seja compatível com o software customizado. Se for, a instalação é bem fácil, e pode trazer resultados incríveis. Se não for, talvez seja hora de comprar um roteador novo. Pelo lado bom, sempre é possível transformar um aparelho velho em um repetidor de sinal, que certamente ajudará com a sua conexão.
Tem outras dicas de como bombar seu sinal de WiFi em casa? Conte pra gente aqui, nos comentários, ou no Fórum dos Fazedores!