Quem faz os Fazedores

O Fazedores nasceu para fomentar o Movimento Maker no Brasil e isto não seria possível se não fosse por vocês, nossos usuários e apoiadores, e pela dedicação e generosidade de nossos colaboradores. Eles são profissionais, pesquisadores, educadores, especialistas e hobistas, das mais diferentes áreas, apaixonados por fazer coisas que se juntaram a nós nesta aventura de promover a cultura maker no Brasil.

Conheça esta turma de pessoas incríveis, fale com elas, troque idéias e entre em contato se você se interessar em juntar-se a eles e ajudar a tornar o Fazedores cada vez maior.

Conheça nossos incríveis colaboradores

Olá, meu nome é Filipe Macedo e sou fundador e CEO da FilipeFlop, um e-commerce voltado para makers com conteúdo educacional gratuito para ensinar e empoderar as pessoas no estilo faça-você-mesmo. Sou capixaba de nascimento, paulista de criação e manezinho por opção. Me formei em Controle e Automação e adoro esportes outdoor. Recentemente a FilipeFlop…

Manoel Lemos

Fundador & Chief-Maker

Olá, meu nome é Manoel Lemos e sou fundador e maker chefe do Fazedores. Sou engenheiro da computação, adoro inventar coisas, mergulhar com tubarões e motivar minhas filhas a conhecerem o mundo e a entenderem como as coisas funcionam. Sou casado e mineiro de Araguari. Sou sócio da Redpoint e.ventures, o primeiro fundo de Venture…

Partner & Chief-Maker

Mau Maker (Mauricio Jabur) é maker por hobby e por profissão. Chief-Maker e fundador do PandoraLab, ele é especialista em computação física, disciplina que permite a interação entre o mundo físico e os computadores através de sensores e atuadores, como motores, luzes e todo tipo de equipamento eletromecânico. Consultor de interatividade, projeção mapeada e automação,…

Partner & Maker

Olá! Eu sou o Rafael, maker e fundador da PandoraLab. Nós recentemente nos juntamos ao Fazedores e você pode ler mais sobre isso aqui. Sou aficionado por tecnologia desde criança, meu hobby é alimentar minha curiosidade por entender como as coisas funcionam. Acredito que a melhor maneira de se aprender algo é fazendo e criei…

Formado em Ciência da Computação pela Universidade de Mogi das Cruzes, atualmente responsável pelo departamento técnico da FilipeFlop. Leia meus artigos aqui no Fazedores

Alessandra David

Colaborador

Olá, sou Alessandra David, dei uma pausa nos projetos em engenharia de software para um mestrado em Interação-Homem Computador com foco em tecnologias assistivas no RIT – Rochester Institute of Technology – nos Estados Unidos. Me empolgo com atitudes que fazem diferença na vida das pessoas, carrego minhas baterias caminhando, vendo o por do sol, ou com longos papos com pessoas que vão chegando e fazendo parte do meu dia-a-dia.

Celysa Hirt

Editores

Sou graduada e pós graduada em Marketing, apaixonada por tecnologia, convicta do poder de transformação vinda de ambientes colaborativos, e grande entusiasta do movimento maker. Também estou à frente do time de marketing da FilipeFlop. Leia meus artigos aqui no Fazedores

Cláudio "Patola" Sampaio

Cláudio “Patola” Sampaio é programador e administrador de sistemas Unix desde 1998 e um grande entusiasta de Linux, software e hardware livres, microeletrônica, sistemas embarcados e impressoras 3D. Experimentalista por natureza, desde que comprou seu primeiro arduino no início de 2012 tem criado projetos e experiências que procuram extrapolar e subverter o uso convencional desses…

Daniel Chagas

Colaborador

Professor Daniel Chagas tem mestrado em Informática Aplicada e graduação em Administração de Empresas, e leciona disciplinas voltadas à programação tanto em escolas públicas quanto na universidade. É aficcionado por eletrônica digital, robótica, automação e Arduino. É organizador do Arduino Day em Fortaleza, e um dos membros fundadores do Hackerspace na cidade. Leia meus artigos…

Fabiano Cancela

Profissional de marketing, formado em desenho industrial e #fazedor de carteirinha. Adoro ferramentas bacanas, projetos incríveis e ideias malucas. De preferência, todos juntos! Fotógrafo de final de semana, leitor voraz, ridiculamente xereta e curioso. Tomar cerveja? Bater papo? Ideia bacana? Fala comigo! Leia meus artigos aqui no Fazedores Celebre os 35 anos de pac man…

Felipe "Juca" Sanches

Felipe Sanches é ativista e desenvolvedor de software livre e projetista de hardware livre. Co-fundador da Metamáquina, empresa brasileira de impressão 3d, é um entusiasta das tecnologias de fabricação digital. Participa do desenvolvimento de softwares livres nas áreas de design gráfico, CAD e modelagem/impressão 3D como Inkscape, OpenSCAD, Pronterface e GNU LibreDWG. É também co-fundador do Garoa Hacker Clube, primeiro hackerspace brasileiro, e do PoliGNU: Grupo de Estudos de Software Livre da Escola Politécnica da USP.

Fernando Carril

Paulistano-parmerensi. Pioneiro em internet e mobile, produtor e clown. Consultor em aprendizagem criativa com especialização em gestão de cultura e leitura. Fundador do BiblioCirco e da CafeinaConsultoria, membro do Bike Anjo, associado do Garoa Hacker Clube e pesquisador de escolas em São Paulo.

Engenheiro de Automação e Controle graduado pela UNISAL e também Técnico em Mecatrônica pelo SENAI, onde teve os primeiros contatos com microcontroladores, eletrônica e programação. Integrante do Depto. técnico da FilipeFlop. Leia meus artigos aqui no FazedoresErro: visualização 33 pode não existir

Henrique Castro

Ei, sou o Henrique Castro, casado e pai de duas crianças lindas de 4 e 7 anos. Sou engenheiro e redescobri minha paixão por brinquedos inteligentes há uns 2 anos, quando um amigo me apresentou ao Arduino. De lá para cá, montei um mini lab, comecei a estudar o mercado de Educação e colocar de…

Humberto Zanetti

Colaborador

Meu nome é Humberto Zanetti, sou professor desde 2005 em cursos na área de Computação e Engenharia. Co-fundador do Fatecino (Clube de Arduino – Fatec Jundiaí) e pesquisador na área de robótica, educação, computação física e interatividade. Atualmente sou coordenador da Etec Itatiba-SP, professor da Fatec de Jundiaí-SP e terminando o mestrado em Ciência da…

Karla Lopez

Colaborador

Meu pai é tipo o Professor Pardal e minha mãe é quase a Martha Steward brasileira. Aí, foi isso o que deu: eu já fiz os móveis do meu próprio quarto, adoro tinta, agulha, multímetro, robôs, lãs e LED. O meu sonho é ter minha própria serra tico-tico. Leia meus artigos aqui no Fazedores O…

Luis Leão

Colaborador

Luís Leão é técnico em processamento de dados e atua como desenvolvedor web há mais de 10 anos, trabalha atualmente desenvolvendo projetos e instalações interativas que utilizem computação embarcada e integrem APIs de plataformas ou redes sociais. Atualmente é co-organizador do Google Developer Group de São Paulo, editor geral da Revista iMasters e membro associado do Garoa Hacker Clube (primeiro hackerspace no Brasil) e da comunidade Transparência Hacker (comunidade on-line voltada para dados abertos e webcidadania).

Goiana de nascimento, potiguar por formação e gaúcha de coração, sou  mestre em Engenharia Elétrica e Engenheira de Computação. Atuo como docente em cursos de ensino superior de computação: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores. Atualmente sou líder no Grupo de educadores Google e participo de projetos de ensino de programação e de incentivo…

Marcelo Ballona

Colaborador

Marcelo Ballona é um empreendedor com longo track record em tecnologia, e-commerce e venture capital. Foi entre outras coisas Co-fundador do Submarino o qual foi o primeiro Startup a ter abertura de Capital na Bovespa (posteriormente Transformado em B2W) de um seed capital de $600 mil dólares a um valor de $5,5 Bilhões em 6…