Ao contrário do que muita gente pensa, o #Fazedor de verdade não está restrito à sua oficina ou laboratório. Ser fazedor é um estilo de vida, e carregamos isto de casa para o trabalho, nas tarefas do dia a dia, na limpeza do quintal e até mesmo na hora de preparar um café de manhã.
Prova disso são os três projetos que trazemos hoje. Veja só:
Timer de cozinha
O tempo adequado dentro do forno pode ser a diferença entre um bolo fofinho e um seco, duro e intragável. É também o que separa aquele hambúrguer suculento e macio de uma verdadeira sola de sapato no fundo da frigideira. Desde o humilde omelete até o prato gourmet difícil de dizer até o nome, toda a culinária tem uma relação bastante estreita com a passagem do tempo. Talvez por isso, o timer de cozinha seja o gadget culinário primordial.
Opções para cumprir esta função não faltam! De pomodoros à timers digitais, passando por aplicativos para celular e até, claro, o instinto do cozinheiro. E existe o nosso primeiro projeto de hoje, um timer de cozinha feito com arduino.
Além -claro!- do Arduino, são necessários alguns resistores, um botão e alguns leds. Todos componentes bem baratos, que o autor do projeto até conseguiu em eletrônicos velhos estragados. O mais legal foi usar uma barra de led (muito comuns em aparelhos de som antigos) para indicar o tempo do timer, no lugar dos números. É style e dá para ler de relance, ideal para este tipo de uso.
Não é um timer muito prático, verdade seja dita. Mas é um projetinho muito legal com Arduino e uma excelente porta de entrada antes de se aventurar por coisas mais complicadas como…
Sous-vide Arduino
Saímos de um aparelho super simples para a alta culinária em apenas um ítem! “Sous-vide” significa “a vácuo”, em francês. É uma técnica de cozimento que consiste em selar o alimento em uma bolsa plástica (bem parecidas com as que você vê carne embalada no supermercado) e levar o cozimento a cabo em temperatura baixa, precisamente controlada.
Na culinária tradicional, a fonte de calor (fogo, ou a resistência elétrica) estão em uma temperatura muito mais alta que o ponto de cozimento da comida. Assim, se você sai pra atender o telefone, pode encontrar na volta uma pedra de carvão que nem se parece com a carne que estava ali antes. No sous-vide, a comida é cozida pelo calor da água, que tem sua temperatura controlada precisamente pelo chef (ou pelo Arduino, no nosso caso). Isto garante que o ponto estará sempre perfeito. Nunca cru, nunca queimado.
Além disso, como os temperos estão lacrados com a comida no saquinho, diz-se que têm textura e sabor superiores aos preparos comuns.
Para fazer o seu próprio sous-vide, é necessária uma panela elétrica. É ela quem vai aquecer a água para o cozimento. O controle da temperatura é feito pelo Arduino, através de um termistor. O termistor serve de termômetro, informando ao Arduino que a água está no ponto, através da variação na sua resistência. Ligando e desligando a panela elétrica, o aparelho consegue manter a constância necessária para este tipo de preparo. As instruções completas estão aqui.
Agora, você não vai servir uma costela cozida à 68º por 36 horas sem uma bebida né?
Coqueteleira inteligente
Quer preparar aquele drink bacana mas não sabe nem por onde começar? Este projeto vai te ensinar, passo a passo, a preparar shots e coquetéis perfeitos, todas as vezes! Para fazer o seu, será necessário, além do Arduino, de um smartphone ou tablet Android e uma balança digital de precisão, destas de cozinha mesmo.
O funcionamento é bem inteligente! O Arduino é usado como ponte entre a balança digital e o tablet. Ele monitora, direto no sinal do circuito, quanto peso há sobre ela, em tempo real. Assim, o aplicativo conduz o usuário no preparo dos drinks.
O programa no tablet sabe qual a quantidade ideal de cada ingrediente no coquetel, então é bem fácil indicar se você já colocou o suficiente, acompanhando o peso da mistura.
A tarefa de escolher a garrafa certa e misturar o drink aos poucos fica por sua conta, então talvez depois de tomar alguns, a precisão no preparo fique comprometida! Ainda assim, uma maneira muito legal de aprender umas receitas legais e ainda aprender sobre comunicação de dados bluetooth de Arduino no processo. As instruções completas estão no site da Adafruit.
E você, caro leitor? Já levou suas habilidades DIY para a cozinha? Que tal nos contar sobre os seus projetos, no Fórum dos Fazedores?