Todo ciclista sabe que, no Brasil, a bicicleta não é um meio de transporte levado com a seriedade que deveria. É uma solução fantástica, que ajuda a diminuir a emissão de poluentes, reduz o stress que é ficar preso em meio ao trânsito das grandes cidades e, de quebra, ainda faz bem a saúde.
Nossos governos não ajudam, claro. Nas cidades faltam ciclovias, campanhas de conscientização e incentivos aos ciclistas e fabricantes de bicicletas e acessórios. E ainda assim, não faltam apaixonados que fazem da bike seu meio de transporte, hobby e -por que não?- alvo dos seus projetos DIY!
Hoje, vamos mostrar 3 projetos com Arduino voltados especialmente aos #fazedores que curtem pedalar! Veja só:
Velocímetro
Para medir a sua velocidade no pedal, este projetinho usa um componente chamado reed. Ele é simplesmente uma chave magnética. Na preseça de um campo magnético, uma switch mecânico se move dentro dele, fechando o circuito. É uma peça bem semelhante àquela usada em alarmes de portas e janelas!
A chave do reed é fixada ao garfo da bicicleta e o imã, na roda. Daí, com um pouquinho de matemática, é possível saber exatamente a sua velocidade. Funciona assim:
Dado o diâmetro da roda (que você precisa calibrar ao criar o seu velocímetro), é possível calcular qual é o seu perímetro. Contando -em um intervalo de tempo conhecido- quantas vezes o reed foi ativado, basta multiplicar pelo perímetro e temos uma medida bem precisa do quanto você se deslocou naquele intervalo, ou seja: sua velocidade!
Além do Arduino e do Reed, você vai precisar de um LCD (para mostrar o resultado) e também de um case, para fechar a coisa toda e instalar na bicicleta. As instruções completas para fazer e adaptar o seu, estão disponíveis nesse Instructable.
Alarme
Infelizmente, sabemos que bicicletas são um alvo comum dos ladrões em algumas cidades. Assim, esta é uma solução muito legal para usar em conjunto com a sua tranca, corrente ou cadeado.
O alarme é engatilhado por uma chave, que só você terá. Quando ligado, ele monitora um reed, do mesmo tipo usado no velocímetro acima. A diferença é que, ao detectar o fechamento do circuito, o programa faz com que o Arduino acenda um monte de LEDs de alto brilho e também soe um buzzer!
O seu alarme DIY precisa estar bem preso à bicicleta, para evitar que o gatuno consiga arrancá-lo facilmente. A sugestão é prender embaixo do selim. Desta forma, ele também fica protegido de chuva e que você esbarre nele quando estiver pedalando. O guia para fazer o seu está disponível aqui
Setas luminosas
O maior risco para o ciclista urbano não está nos furtos ou em pilotar em alta velocidade. É o trânsito de carros, motos e ônibus que causa problemas para quem pedala nas cidades.
Para minimizar o problema, uma alternativa legal é equipar a bicicleta com setas iguais à dos carros, que permitem ao ciclista avisar aos motoristas ao seu redor da sua intenção de mudar de faixa ou parar, assim como os veículos motorizados.
É um projeto simples e que aumenta muito a segurança do ciclista!
Basta conectar o Arduino às setas (que você pode fazer, no design que quiser!) e também a um switch, a ser fixado perto dos controles de marcha ou freio. Ao acionar o switch, as luzes daquele lado se acendem, alertando os motoristas da sua intenção de virar. As instruções estão aqui.
Uma alternativa bem interessante é usar um Lilypad e fio condituvo e costurar direto na sua jaqueta os leds sinalizadores. É um projeto mais delicado e trabalhoso, mas com um resultado incrível.
Lembre-se:mesmo com uma seta DIY super bacana equipada na sua bicicleta, ainda é importante utilizar os gestos com as mãos para sinalizar no trânsito, principalmente durante o dia, quando suas luzes serão pouco visíveis. Segurança em primeiro lugar!
E você caro #fazedor? Também é partidário da bicicleta como meio de transporte? Tem alguma sugestão para melhorar a vida dos ciclistas? Compartilhe conosco, nos comentários e no Fórum do Fazedores!
Adorei a ideia, mas você acredita que alguém que nunca trabalhou com arduíno consegue criar esse da seta de bike ?