Não há #fazedor que não fique animado lendo, em sites de notícias e tecnologia, sobre as novas pesquisas, as técnicas e aparelhos que são desenvolvidos nos laboratórios mundo afora todos os dias. Quase toda semana há uma promessa de evolução disruptiva nos noticiários. Dentre tratamentos para doenças incuráveis, baterias que nunca nos deixam na mão e materiais com características tão fantásticas que parecem ficção científica, imaginamos o tipo de mundo em que viveríamos se tivéssemos estas tecnologias.
O que muitas vezes nos esquecemos é que algumas das tecnologias que vão transformar totalmente nosso futuro já existem e estão sendo testadas no mundo real, hoje mesmo. Só que não paramos para pensar no quanto elas são fantásticas. Por exemplo:
Carro sem motorista
Certamente você já sabe que uma das frentes de pesquisa e desenvolvimento mais quentes hoje são os carros autônomos. Capitaneada pelo próprio Google, que está -pelo menos- desde 2005 investindo na pesquisa, esta é uma tecnologia que aparece com bastante frequência até em canais de notícias não especializadas. Afinal, o apelo de se sentar dentro do seu carro e não se preocupar com o volante é uma perspectiva fantástica para qualquer pessoa que enfrenta os engarrafamentos das grandes cidades!
O que você ainda não parou para pensar é que “chegar no trabalho sem dirigir” é também outra maneira de descrever o táxi. É muito legal que seu carro saiba o caminho de casa, e que você possa tomar uma cerveja despreocupado com o bafômetro, mas isto é apenas o impacto mais superficial que esta tecnologia nos trará.
Pense no seguinte: seu carro passa 90-95% do tempo estacionado. A função principal da maior parte dos veículos, se considerado o tempo gasto nela, é ocupar espaço! Áreas que poderiam ser ocupadas com academias, centros de convivência e bem-estar nos prédios são usadas com garagens cada vez maiores. Na rua, a situação não é diferente. O motorista médio na Europa passa 106 dias da sua vida procurando vaga para estacionar!
Os carros inteligentes podem, em tese, mudar isto para sempre. Com disponibilidade ampla de transporte super seguro, barato e à mão 24 horas, não seria mais necessário ser dono do seu próprio veículo. Não precisaríamos mais de garagens, estacionamentos e nem de ampliar avenidas para combater os engarrafamentos das cidades. Isto causará mudanças imensas no desenvolvimento urbano e até no mercado imobiliário. Afinal, hoje as cidades são (infelizmente) feitas para acomodar carros, e não pessoas.
E não é só o seu carro de passeio que deve ser dirigido por um robô. Com ônibus e caminhões motorizados, podemos esperar um aumento gigantesco na eficiência do transporte rodoviário. Veículos enormes, super seguros e que funcionam 24 horas, vão reduzir o custo e o risco de andar na estrada. Morrem -por ano- mais de um milhão de pessoas em acidentes automobilísticos causados por falha humana. Este número pode ir à praticamente zero!
O melhor é que este é um futuro bem próximo: os carros do Google já passaram da marca de um milhão(!) de Km rodados sem acidentes e, recentemente, um Audi autônomo deu um show, vencendo um motorista humano em velocidades de quase 200km/h! As leis para permitir que os carros cheguem às ruas já foram aprovadas em diversos países, como Inglaterra e, rapidinho, estarão por aqui também.
Baterias de alta capacidade
Quando ouvimos falar de novas tecnologias de bateria, pensamos sempre na frustração que é ficar em celular no meio do dia, ou naquele aviso chato que o notebook precisa voltar para a tomada. Definitivamente a vida é melhor sem pensar em recarregar seus aparelhos, mas isto não é nada se comparado ao que veremos nos próximos anos.
Para entender o impacto que baterias REALMENTE eficientes terão no mundo, precisamos lembrar antes a sua função: armazenar energia. Vamos reforçar um ponto que parece óbvio, mas é importante: baterias são uma maneira de armazenar e disponibilizar energia conforme seja necessário. Concorda? Ótimo.
Agora pense na tomada, que carregou sua bateria. A energia que está disponível alí não está sendo armazenada em lugar nenhum. Toda a energia da rede elétrica é consumida assim que é gerada. Se uma cidade precisa de mais eletricidade, a rede inteira se ajusta rapidamente para atender. À noite, quando todos dormem, a geração de energia é diminuída, de modo que nunca sobre nem falte energia.
O problema é que este ajuste entre demanda e oferta é ridiculamente complicado, principalmente quando há fatores como a geração solar e eólica, que não estão disponíveis em uma frequência constante ao longo do dia.
Se pudermos ter baterias capazes de alimentar uma casa inteira, ainda que por alguns dias ou horas, as repercussões disso seriam fantásticas. Durante a noite (quando há capacidade ociosa) estas baterias podem ser carregadas a custo baixíssimo. Durante o dia, nos picos de demanda, elas podem manter as cidades funcionando, ou até mesmo devolver energia ao sistema, equilibrando a grade.
Para áreas isoladas, seria uma verdadeira revolução. O custo de uma pequena usina solar, com baterias para manter um vilarejo funcionando nos períodos sem sol, custaria uma fração do da infraestrutura com postes e fiação para conectá-los à rede principal. São milhões de pessoas que poderiam ter acesso à condições melhores de vida e acesso à informação via internet, para ler artigos tão legais quanto este. ;)
Outro uso revolucionário é no setor automotivo. Afinal, a gasolina é apenas uma maneira de armazenar energia em ligações químicas! Veículos elétricos (e robóticos, como vimos) reduzirão a geração de gases do efeito estufa, a necessidade por combustíveis fósseis e ainda são mais silenciosos e confiáveis. Já imaginou uma cidade onde não há o barulho constante do ronco de motores o dia inteiro? Sem engarrafamentos, buzinaço ou esperar ônibus no ponto por horas?
Quanto à proximidade deste cenário: a Tesla Motors, de Elon Musk, está montando a sua Gigafactory, uma colossal estrutura para fabricar e testar novas baterias, nos Estados Unidos. Colocando em contexto: uma empresa que tem tantas patentes automotivas, que abriu mão do lucro delas para ajudar o mercado a evoluir (sério!) está fazendo um dos maiores investimentos da sua história para tornar estas baterias realidade!
Que outras tecnologias você acha que terão um impacto enorme no nosso futuro? Discorda das nossas previsões? Bata um papo com a gente, no fórum do Fazedores!
Bem Legal. Espero que este tipo de tecnologia seja acessível para todos.
Seria interessante se utilizasse motor magnético em larga escala
Boas notícias essas…..tomara que sejam realidade me breve….Rene Aviles