Anda tendo problemas com a solda ao colocar seus projetos em prática? Com dificuldade de fazer os acabamentos? As uniões estão quebradiças ou sem brilho? O seu ferro de solda pode estar precisando de alguns cuidados, e nós vamos te dar algumas dicas para realizar a manutenção da maneira mais eficiente possível. Confira as nossas dicas abaixo!
Sempre mantenha o seu ferro de solda limpo
Um ferro de solda sujo pode causar perda na condução do calor, e distribuição inconsistente na ponta, comprometendo a precisão. Com a temperatura abaixo da ideal, o trabalho fica comprometido. A primeira coisa a se fazer é passar um pano grosso ou uma esponja umedecida (alguns ferros de solda já vêm com uma esponja para limpeza) em água destilada na ponta do ferro de solda. É preciso esfregar até eliminar toda a sujeira, e não esquecendo de manter o ferro de solda quente durante o processo.
Não use lixa ou abrasivos para fazer a limpeza! Você acaba estragando a superfície e pode deformar a ponteira.
Não molhe demais a esponja!
Durante o uso, a ponta do ferro chega a temperaturas bastante altas! Colocá-lo em uma esponja encharcada fará com que a temperatura caia muito rapidamente. O choque térmico sozinho já reduz a vida útil do equipamento. Para piorar, a ponta fria demora para aquecer adequadamente de novo e compromete a execução do seu trabalho.
Não se esqueça de colocar estanho na ponta do ferro após limpa-lo.
O estanho na ponta dissipa o calor, evitando que este mesmo calor se concentre na ponta e a danifique. Isto ocorre uma vez que a ponta só aguenta altas temperaturas quando é possível dissipar o calor que está nela. Em outras palavras, quando há carga térmica. Quando soldamos, esta carga térmica é composta tanto pelo estanho colocado na ponta, quanto o componente a ser soldado.
Só tome o cuidado de colocar o estanho apenas na ponta. Nunca coloque em outras partes do ferro, por isso, evite de limpa-lo deitado. Além disso, a limpeza deve ser rápida.
Invista numa estação de solda
Se você está usando bastante o seu ferro, considere um upgrade! A estação de solda possui uma ponta aterrada que protege componentes sensíveis, além de um potenciômetro e um sensor de temperatura. Com a estação, você pode escolher a temperatura de solda entre 150°C e 450°C. O preço é bem mais alto, é verdade, mas a durabilidade é muito maior se comparada com ferros de solda comuns.
Aumente a vida útil do seu equipamento!
Limpar com a esponja umedecida após soldar, e sempre manter a ponta estanhada são formas simples de aumentar a durabilidade do ferro de solda. Lembre-se: a temperatura elevada da ponta e o contato com o oxigênio do ar aceleram muito o processo de oxidação, que é o maior responsável por estragar o ferro. Remover a sujeira e colocar a camada de estanho ajudam distribuindo o calor e ainda isolando a ponta do contato desnecessário com o ar.
Com simples cuidados rotineiros, podemos aumentar muito a vida útil do ferro de solda. O ideal é sempre realizar uma manutenção adequada, respeitando estas dicas que deixamos para você. Invista também em componentes de qualidade, para ter ainda mais eficiência e facilidade ao colocar em prática os projetos do Fazedores!
Gostou das nossas dicas? Teve alguma dúvida na hora da manutenção? Deixe seus comentários abaixo!
Boa Tarde. Estou com uma dúvida tenho uma estação yaxun e a ponta do ferro de solda mesmo colocado em potência máxima quando encosta na solda do componente não derrete direito (parece que esfria). O que pode ser? A ponta com problema? a resistência? ou simplesmente não tem tensão suficiente para aquecer direito? Obrigado.
Caro, bem provavelmente o ferro não está aquecendo corretamente.
Já tentou com outro ferro de solda?
Verificou se a tensão da rede está correta? O Ferro é para 110V ou 220V? E sua rede?
Obrigado pelo post! Sempre tive curiosidade sobre como fazer manutenção do ferro. Uma dúvida: sobre a limpeza, quando ela deve ser feita? Durante a utilização contínua do ferro, ou só quando o trabalho já terminou e estou prestes a desligar da tomada e esperar esfriar?