A cultura do “faça você mesmo” está em franca ascensão pelo mundo afora. O mercado não consegue atender ou não compreende quais são suas reais necessidades? Arregace as mangas e, literalmente, faça você mesmo! Foi com este pensamento que Massimo Banzi, co-fundador do projeto Arduino, apareceu para o mundo. Principalmente para o mundo dos #fazedores!
Sobre Massimo Banzi
Massimo Banzini é italiano, designer de interação, educador e já trabalhou como consultor de grandes marcas como Prada, Adidas, Artemide, Persol, Whirlpool e V&A Museum. Ele passou 4 anos lecionando no Instituto Ivrea de Design de Interação e ministrou palestras e workshops sobre o tema ao redor do mundo todo. Massimo também é autor do livro “Getting Started with Arduino” e contribuinte regular da edição italiana da revista Wired Magazine e da Che Futuro, uma revista online com intuito motivacional.
Após passar vários anos trabalhando como arquiteto de softwares em projetos para clientes como a Itália Online, Labour Party, BT, MCI WorldCom, Sapiente, SmithKlineBeecham, BSkyB boo.com e Storagetek, Massimo atualmente leciona Design de Interação na SUPSI Lugano, localizada no sul da Suíça e extraordinariamente atua como professor na CIID em Copenhague. Além, é claro, de desenvolver e trabalhar no Projeto Arduino.
Arduino: a idéia
O projeto foi criado em 2005 na Itália quando alunos do curso de Design de Interação do Professor Massimo Banzi começaram a reclamar do fato de não conseguirem achar microcontroladores para seus projetos robóticos e das dificuldades com as soluções que estavam disponíveis. As plataformas de prototipação eletrônica da época costumavam ficar além do alcance monetário da maioria dos makers e ainda apresentavam uma complexidade maior do que a desejada para a realização dos projetos. A ideia, então, foi desenvolver o Arduino: uma plataforma aberta de prototipação eletrônica versátil, fácil de usar e, principalmente, com um preço acessível para ser capaz de levar a tecnologia de interação para as grandes massas. Rapidamente a placa alcançou a marca de 50 mil cópias vendidas e rendeu até mesmo um documentário em 2010 para contar a história do desenvolvimento do projeto.
Plataforma Arduino
Para garantir que a plataforma fosse, além de barata, fácil de ser utilizada, a linguagem de programação escolhida foi C/C++, uma velha conhecida de quem já trabalhava na área, junto da biblioteca Wiring que foi desenhada para facilitar a programação de microcontroladores. Como parte da plataforma Arduino, também vemos um ambiente integrado de desenvolvimento, ou IDE, na forma uma interface gráfica escrita em Java e disponível para todos os sistemas operacionais. Uma vez com a IDE instalada em seu computador, você pode conectá-lo através de um cabo USB à sua placa Arduino para carregrar e testar seus programas.
A plataforma Arduino é aberta e conta licenças Creative Commons para o hardware e GPL/LGPL para software. Isto quer dizer que os makers podem inclusive criar outros controladores ou softwares que quiserem com a plataforma ou modificações da mesma, inclusive para fins comerciais. Ser um projeto de hardware e software livre é uma das principais razões de sucesso da plataforma Arduino no mundo todo.
Utilizando todas as ferramentas que o Arduino dispõe, os makers se tornam capazes de desbravar um universo com um leque de infinitas possibilidades a serem criadas. Confira abaixo alguns projetos desenvolvidos com o Arduino:
- Projetos de iluminação com LEDs dos mais variados tipos.
- Fantasias de Halloween incríveis e interativas.
- Projetos de robôs para os mais varíados fins.
- Medido de consumo de energia elétrica com Arduino.
E então, Massimo Banzi e o Arduino já o ajudaram a desenvolver você mesmo algum projeto? Não deixe de compartilhar abaixo conosco como a plataforma revolucionou o seu processo criativo!
Créditos da imagem: https://flic.kr/p/8Qa87x
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