Nesse último final de semana fui até Nova York cobrir a World Maker Faire 2015, o maior evento Maker do mundo, em nome do Fazedores e Embarcados Innovation.
E o que encontrei por lá? Muitos drones e robôs, placas eletrônicas simples de aprender a programar e diversas coisas, experiências e protótipos feitos com leds, muito artesanato, trabalho com plástico, papel, madeira, etc. Enfim, muita tecnologia e inovação em um local bem divertido – Uma grande feira de ciências com brinquedos!
Havia um pavilhão de empreendedores que fizeram seu negócio em cima de plataformas makers, startups de hardware, ou mesmo empresas que começaram há pouco a também fabricar produtos voltados para esse movimento do faça você mesmo (DIY). Existia uma separação entre eletrônica e mecânica, além do pessoal que trabalhava com material educativo, incluindo revistas e livros.
Grandes empresas e agências como a NASA também estavam no evento. Passei pelos grandes espaços destinados ao Google, NASA, Microsoft e Intel, por exemplo. Todas essas empresa estavam por lá mostrando projetos abertos ou chamando as pessoas para conhecerem a sua tecnologia.
O clima da Maker Faire era o de compartilhamento de conhecimento. Todos que estavam expondo seus produtos os dispositivos, queriam ensinar e não se importavam se pessoas com nenhum conhecimento sobre aquele assunto se aproximavam do stand. E por esse motivo, crianças também interagiam bastante com os expositores. Deu pra sentir que, além de tecnológica, a feira era, por conta dessas características, uma feira bem humana.
Me surpreendi bastante pela quantidade de crianças na feira. Parecia um grande parque de diversões, com crianças por todos os lados, ou seja, um grande passeio da família no fim de semana. Havia muitos locais onde as crianças podiam aprender a montar seus circuitos eletrônicos, a programar, brincar com jogos feitos com placas Maker, ou com madeira, colagem, ou mesmo, brincar de colorir. Havia também jogos com quebra cabeça e estruturas preparadas para que elas se sentissem em um parque de diversões a céu aberto. Tudo isso com o acompanhamento de diversos instrutores, em todos os pontos da feira.
Abaixo estão expostos 4 vídeos que mostra um pouco do que vivenciei nessa World Maker Faire.
Deixe seus comentarios abaixo que responderei a todos.
1 Comentário