Quando lancei o Fazedores a pouco mais de 2 anos e 3 meses atrás eu não fazia a menor idéia de onde esta aventura me levaria. A última vez que fiz algo parecido foi quando lancei o BlogBlogs em Abril de 2006 e aquilo me levou por um caminho que definiu toda minha história profissional e mudou completamente a minha vida. Mas com o Fazedores a pegada era outra. A idéia era apenas disseminar a Cultura Maker pelo Brasil e falar de uma de minhas paixões, tecnologia. Acho que foi por isto que nunca imaginei que a aventura do Fazedores seria tão legal quanto ela está sendo.
A incrível comunidade maker do Brasil
A primeira coisa super legal que aconteceu foi conhecer um monte de gente super legal que está envolvida com o Movimento Maker de diferentes maneiras. Tem sido uma honra e um super privilégio conhecer e interagir com estas pessoas. Estou o tempo todo aprendendo coisas novas, ajudando em algumas iniciativas e recebendo muita ajuda e carinho desta galera incrível. Tem gente que é 100% dedicada ao movimento e outros que são entusiastas como eu, mas todos tem a mesma paixão em comum e um desejo enorme de compartilhar e ajudar outras pessoas a fazerem parte desta festa. Sei que com certeza esquecerei de algum nome, me desculpem, mas vou aproveitar e agradecer de coração a esta turma: Primeiramente todos os colaboradores do Fazedores e os membros de nossa comunidade no Fórum Fazedores. E também o Ricardo Cavallini do Makers, a turma toda do Embarcados, o Jomar Silva da Intel, a Heloisa Neves do WeFab, a Gabi Augustine do Olabi, o José Michel, a galera toda do Garoa Hacker Clube, em especial o Luciano Ramalho e o Felipe “Juca” Sanches, o Ronaldo Lemos e toda turma do ITSRio, meus sócios e amigos da Redpoint eventures, o Flávio Pripas do CUBO, o Filipe da FILIPEFLOP, a incrível turma da RockContent, o Gilberto Dimenstein do Catraca Livre, o Marcos Simões do BigoClube, meus amigos da Abril, minha família e todo mundo que visita e participa da comunidade do Fazedores. Caros, muito obrigado mesmo, vocês são demais!!!
Outra coisa incrível foi ver o Movimento Maker crescer muito no Brasil. Muita coisa aconteceu nestes dois anos. Vimos surgir dezenas de espaços construídos para que pessoas comuns tivessem acesso às ferramentas e equipamentos necessários para construir tudo que sua imaginação mandar. Vimos o assunto dos fazedores virar matéria em várias revistas, jornais e sites e até ganhar um quadro dedicado no Fantástico. Vimos escolas levarem a cultura maker para dentro das salas de aula. E o que é mais legal, vimos milhares de brasileiros abraçarem a Cultura Maker e fazerem coisas fantásticas em suas oficinas caseiras (sabe como é, aquela coisa toda de garagem é meio lenda aqui em Terra Brasilis). Para se ter uma idéia de como tudo isto está acontecendo veja a apresentação que fiz ano passado no SXSW sobre O Estado do Movimento Maker no Brasil (e olha que ela já está bem desatualizada). O que estamos vendo é apenas a ponta do iceberg!
Bom, deu para ter uma idéia de quanta coisa legal está acontecendo no Universo Maker do Brasil, né? Mas vou parar por aqui, pois a idéia é contar o que está mudando aqui no Fazedores.
Novidades fantásticas para o Fazedores
Se você visita o Fazedores com frequência deve ter percebido que publicamos muito pouca coisas nos últimos meses. O que aconteceu é que estou super envolvido com meu trabalho na Redpoint eventures e resolvi passar mais tempo com minha família e curtir mais a infância de minhas filhas. Como eu fazia praticamente tudo sozinho, acabei ficando com pouco tempo livre para escrever e agitar o Fazedores. Bom… é aqui que tenho uma ótima novidade para nós.
No final do ano passado conheci uma galera incrível que estava se preparando para lançar um projeto bem legal dedicado ao Movimento Maker no Brasil. Fomos tomar um café no CUBO e o que era para ser um café de meia hora virou um bate papo bem legal de várias horas. O projeto deles tinha tudo a ver com o Fazedores e tinha sido motivado pelas mesmas idéias que o Fazedores. Depois de alguns cafés e horas de papo vimos que faria todo sentido unirmos as forças. E foi exatamente isto que fizemos!
Conheça o PandoraLab
O projeto chama-se PandoraLab e nasce com o objetivo de ajudar a disseminar o conhecimento em eletrônica e computação e também para facilitar o acesso da comunidade maker brasileira aos componentes, ferramentas e dispositivos necessários para criar seus projetos. E eles farão isto de duas maneiras: a primeira é produzindo muito conteúdo de qualidade e tutoriais super caprichados sobre tudo que é relevante para um fazedor. De eletrônica básica a programação avançada para Arduino, você encontrará de tudo no PandoraLab. E como se não bastasse, os caras foram fundo e montaram toda uma operação de importação de componentes de fornecedores super selecionados que estará disponível com preços incríveis na Loja do PandoraLab. É uma espécie de Adafruit do Brasil. ;-)
E a partir de hoje o Fazedores passa a fazer parte da família PandoraLab. Sim, unimos as forças! O Fazedores continuará com sua pegada de ser um ponto de encontro e uma operação totalmente focada na comunidade brasileira de makers. Seguiremos sendo um espaço aberto onde todos são bem vindos a participar. E eu não estarei mais sozinho para agitar a comunidade. O que muda é que agora somos uma equipe maior e a turma do PandoraLab nos ajudará a manter o site cada vez mais atualizado e a agitar nossa comunidade. Chega de ficar meses sem um artigo novo!
Ufa… é isto… vamos botar pra quebrar e vamos fazer mais coisas juntos!
3 Comentários