Você curte marcenaria? Adora desenvolver seus próprios móveis e utensílios em madeira, ou está louco para começar? Selecionamos os principais itens que não podem faltar na sua bancada.
Itens da bancada de marcenaria
Vamos listar os itens que consideramos que farão a diferença em sua bancada. Fique tranquilo se você não possui tudo. O importante é começar, e aos poucos você vai tornando seu material mais completo. Então vamos lá!
Trena
Parece meio óbvio, mas é importante lembrar: nos projetos de marcenaria não cabe medidas mal feitas. Por isso deixe a improvisação de lado e utilize uma trena. Nada exagerado. Uma com 3 metros já é suficiente para projetos com madeira. Se você está começando agora, talvez seja interessante optar por uma trena que mostre apenas milímetros. Muitos modelos trazem múltiplas escalas que podem confundir ou dificultar a leitura.
Régua
Para trabalhar com madeira você precisa de réguas específicas, ou seja, as feitas em metal. Pode ser aço ou alumínio. Você vai encontrá-las em diversos tamanhos. São duráveis e possuem precisão na marcação.
Graminho
Poderíamos fazer um post especialmente sobre este item. Ele realmente faz a diferença quando você precisar fazer marcações de encaixes. O riscador de aço já faz uma marcação precisa e fina. Vale destacar também o sulco que fica para acertar o formão no início do entalhe.
Malho de madeira
Você precisará de um malho de madeira para realizar entalhes com formão, encaixes mais apertados, ou ainda inserir cavilhas e insertos de madeira. Se você está iniciando, não precisa ter vários tamanhos de malho, um médio será muito útil.
Formões
Aqui vale um investimento um pouco maior. Formões muito baratos possuem baixa qualidade e não vão te ajudar a faze encaixes com precisão. Há também uma variedade nas medidas. Se você tiver pelo menos três formões com 6mm, 12mm e 18mm, você conseguirá se virar em boa parte dos projetos.
Plaina
Você vai encontrar diversos modelos. O importante é saber que você vai precisar muito dela para alinhamentos, chanfros retos ou redondos e remoção de marcas de serras.
Grampos
Os grampos são utilizados para segurar as peças no lugar certo, seja para colagem, corte ou marcações. Se você tiver com uma grana para investir um pouco mais, vale a pena avaliar a compra de grampos de aperto rápido. Você conseguirá realizar o aperto com apenas uma mão.
Serras
São incontáveis os modelos existentes no mercado. Você vai sentir aos poucos a necessidade. De qualquer forma, como sugestão selecionamos o serrote de carpinteiro de lâmina com uns 30cm e um serrote de costa para fazer encaixes e cortes mais precisos.
Com uma bancada dessas não temos dúvida que você vai ter condições de construir muitas coisas em sua oficina!
Muito boas essas dicas! Sempre tem algum item que pode entrar nessas listas, como uma fita crepe, por exemplo, aliás, achei esse item nesse site https://www.roadiestore.com.br
Boas dicas!!!
marcenaria pinhais