A tecnologia envolvendo impressora 3D só evolui, e rápido. Tanto que já temos impressoras que utilizam metal, areia, cerâmica, concreto, e outros materiais ainda mais específicos. No entanto, os equipamentos mais acessíveis à população, em geral, utilizam filamentos. Por isso, vamos destinar este conteúdo para detalhar um pouco mais sobre cada um dos tipos mais comuns de filamentos para impressora 3D.
Filamentos para impressora 3D
Você sabe o que é um filamento? Vamos explicar, mas antes é importante você entender que filamentos são utilizados em impressoras 3D FDM (Fused Deposition Modeling). Mas o que significa isso? Este tipo de impressora trabalha com modelagem por fusão e deposição, ou seja, produz objetos camada por camada – por sobreposição. Você pode utilizar uma grande variedade de materiais como plástico, concreto, cerâmica, pele humana. Contudo, o mais comum é a utilização de filamento termoplástico. Este é aquecido e, em seguida, é extrusado camada por camada formando um objeto tridimensional.
Você pode considerar que o filamento é para impressora 3D o que o cartucho ou toner é para uma impressora convencional de papel. Existem diversos tipos de de filamento 3D, por isso vamos explicar de forma breve quais os principais tipos e suas aplicações.
Tipos de filamentos para impressora 3D
Já te contamos como funciona o modelo mais comum de impressora 3D (FDM) e o que são os filamentos. Agora vamos detalhar quais os 3 principais tipos e suas características.
PLA
PLA ou polylactic acid (ácido poliático) é um filamento considerado eco-friendly por ser de origem vegetal e uma fonte renovável. Possui uma temperatura de extrusão mais baixa e os gases gerados durante a impressão não possuem cheiro. Mas a principal vantagem é não precisar de um gabinete aquecido. Isso permite a produção em grandes quantidades. Uma característica importante do PLA é que permite que as cores translúcidas sejam mais detalhadas e fiéis à modelagem. No entanto, é um material com nível maior de dificuldade para ser lixado ou colado. É suportado por quase todas as impressoras 3D do mercado e está disponível em diversas cores. É o filamento de mais fácil manuseio e com grande taxa de sucesso na impressão. Muito indicado para objetos que não requeiram grande resistência térmica ou atemporal. Confira modelos de filamentos PLA.
ABS
ABS (acrylonitrile butadiene styrene ou acrilonitrila butadieno estireno em português) é feito a partir do petróleo e por isso são muito resistentes. Geralmente utilizados para aplicações industriais ou finalidades que geram impactos mecânicos, etc. Para este tipo de filamento é necessário um gabinete aquecido. Também pode gerar incômodo em locais não muito arejados devido aos gases que emite durante a extrusão. Embora o filamento ABS seja um material que requeira um conhecimento um pouco maior para manuseá-lo, além de ajustes na impressora, ele produz objetivos mias resistentes e duráveis do que o PLA.
PETG
Politereftalato de etileno (PET) é o plástico mais usado no mundo. O PETG, usado em impressão 3D é uma versão modificada do PET (o G significa modificado com glycol) que garante um material mais claro e mais fácil de usar que a forma base. O filamento PETG tem a reputação de combinar a funcionalidade do ABS (mais resistente, resistente à temperatura, mais durável) e a confiabilidade do PLA (fácil de imprimir) em um único material. Isso o torna um filamento ideal para objetos que possam sofrer um estresse súbito ou sustentado, como peças mecânicas e componentes de proteção. Além disso, PETG é provavelmente a opção perfeita para objetos que irão ter contato com comida ou bebida. Saiba mais sobre filamentos PETG e comece a utilizar em seus projetos.
Flexível
O filamento flexível tem por objetivo produzir objetos com maleabilidade e flexibilidade. Podemos destacar o Makerbot Flexible Filament, baseado em poliéster, pode ser moldado com uso de água quente. Isso permite você moldar seu objeto após a impressão, oferecendo muito mais liberdade para criação de novos produtos e protótipos. Podemos destacar também o NinjaFlex. Este filamento não requer estímulo adicional para gerar a flexibilidade. Muito utilizado para produção de objetos que requerem maleabilidade como capas para celulares.
Tudo sobre impressora 3D
Agora que você já conhece sobre os filamentos, pode pensar num projeto bacana para produzir num FabLab ou Maker Space da sua cidade, ou ainda, se aventurar na aquisição de uma impressora 3D. Quer saber um pouco mais sobre como funcionam essas maravilhas tecnológicas? Então dá uma olhada AQUI e fique atualizado sobre tudo que gira em torno deste tema :)
Fotos: Flickr
Olá Celyza, ótima matéria!
Tenho interesse em adquirir uma impressora para um uso profissional bem especifico, devido a isso, surgem dúvidas referente a qual tipo de impressora e de filamento ideal para alcançar o propósito…
No meu caso, penso em uma impressora de médio porte que trabalhe com filamentos de Polyvinyl chloride, mais conhecido popularmente por PVC, não sei ao certo se existe esse tipo especifico de filamento, ou qual desses filamentos seria o mais próximo do PVC em nível de matéria prima, fora isso, a confecção do produto que tenho em mente, é de pequeno porte, porém, em grande quantidade, nesse caso vem a dúvida se é possível fazer várias peças em uma mesma impressão, considerando uma impressão de peças sobre peças no quesito dimensional da impressora em comprimento, largura e altura, nesse caso cada peça é uma peça única, mas não sei ao certo se é possível considerar a altura e imprimir em formato empilhamento e depois separar peça por peça… O que me diz sobre isso?
Ola pessoal boa tarde,
Eu sou Eduardo sou apaixonado por eletrônica, eu to com 50 anos e tive que investir em outras aeras da minha vida. Agora to pensando em se lançar por este caminhão, por onde eu posso começar?
Oi Eduardo, que bacana, temos mais um maker :)
Temos bastante conteúdo aqui no site. Você pode mergulhar em diversas linhas tecnológicas, mas talvez, o mais habitual seja dominar o Arduino. Você pode navegar aqui http://blog.fazedores.com/tag/arduino/, ou ainda pode aproveitar um conteúdo super rico da FilipeFlop – nossa parceira. Eles estão disponibilizando gratuitamente para a comunidade um um guia completo de Arduino para iniciantes. Se te interessar, você pode baixá-lo aqui https://www.filipeflop.com/blog/guia-gratuito-como-comecar-com-arduino/
Esperamos ter ajuda. Conte sempre com a gente!
Abraço