HeyHo!!! A Campus Party Brasil 2014 está quase chegando.
Para quem não conhece, a Campus Party é, segundo o site oficial do evento, “o maior acontecimento tecnológico do mundo! Criada há 16 anos na Espanha, ela atrai anualmente geeks, nerds, empreendedores, gamers, cientistas e muitos outros criativos que reúnem-se para acompanhar centenas de atividades sobre Inovação, Ciência, Cultura e Entretenimento Digital.” Para os que já conhecem, sabem que é bem por ai e que o evento é um mega parque de diversões sobre a cultura tecnológica e digital com temas e atividades para todos os gostos. A Campus chegou ao Brasil em 2008 e eu tive a honra de participar da primeira edição e de várias outras como visitante e também apresentando ou coordenando algumas atividades por lá. Foi para a Campus Party Brasil 2008 que criei o Livestream do BlogBlogs, um dos primeiros serviços de monitoração em tempo-real de feeds de plataformas sociais. O Twitter começava a bombar por aqui e a ferramenta nasceu como uma forma de tentar ajudar a galera a acompanhar tudo o que era dito sobre o evento no Twitter e em outras plataformas. Foi bem legal, mas isto é outra história (você pode ver mais sobre ela em posts que sairam na época como este, este, este e este).
Mas hoje o que quero falar é que a Campus Party deste ano estará cheia de conteúdos e atividades relacionadas de alguma forma o universo maker. E, por isto, é um prato cheio para que está envolvido com o assunto ou está querendo conhecer um pouco mais deste universo. Porém, como a Campus acontece em 5 dias lotados de atividades simultâneas acontecendo em vários palcos ao mesmo tempo, é bem fácil você ir para lá e acabar perdendo as atrações que mais te interessam. Bom, pensando nisto tentei fazer uma pequena lista das atrações conectadas – de alguma forma – ao movimento maker para que você possa se organizar.
As atividades da Campus são organizadas por palcos. Além do palco principal onde acontecem as atividades principais, existem vários palcos dedicados a sub-áreas do mundo Campus Party. Então a primeira dica é ficar de olho nos palcos Pitágoras, Galileu, e Sócrates, pois é neles que se concentram a maioria das atividades ligadas ao universo maker. A Campus não conta com um palco dedicado ao mundo maker, mas isto não atrapalha nada.
O Palco Pitágoras – Desenvolvimento & Programação
No palco Pitágoras se concentram as atividades relacionadas a programação e desenvolvimento. Nele você vai encontrar muito conteúdo legal sobre plataformas de desenvolvimento, bancos de dados, desenvolvimento de jogos e segurança. Mas temos duas palestras bem legais ligadas ao mundo maker e que falam de projetos de “coisas conectadas” utilizando micro-controladores como o Arduino e mini-PCs como o Raspberry Pi e o BeagleBone Black. São elas:
Python na Internet das coisas com o Luciano Ramalho: o Ramalho é sócio e professor no python.pro.br e tem uma carreira incrível de atuação no mundo da computação e da tecnologia. É um cara super legal, palestrante sempre presente nos principais eventos de software livre e membro ativo e fundador do Garoa Hacker Clube, o primeiro hackerspace do Brasil. Em sua palestra ele falará sobre como utilizar Python para desenvolver projetos de coisas conectadas em mini-PCs como o Raspberry Pi e outras plataformas como o Arduino Yun. O legal é que isto tudo é feito com linguagens de alto nível, mais amigáveis e poderosas.
Open hardware na prática – construindo um medidor de energia conectado a nuvem com Manoel Lemos: é isto, estou de volta ao palcos da Campus Party. Em minha palestra vou falar um pouco de hardware livre, ou open hardware, e mostrar como é possível montar projetos bem sofisticados com o Arduino. A idéia é mostrar um projeto pessoal no qual estou trabalhando que tem o objetivo de fazer um medidor de consumo de energia elétrica conectado a nuvem. Além de mostrar detalhe do projeto vou arriscar e tentar fazer uma demonstração do protótipo funcionando. Será uma boa oportunidade para ver um projeto destes de perto e descobrir que é mais simples do que parece. Depois da palestra ficarei pela Campus e espero poder trocar uma idéia com vocês.
Palco Sócrates – Software Livre, Dados Abertos e Civic Hacking
Neste palco teremos uma série de palestras em torno de temas cada vez mais importantes na sociedade em que vivemos. Partindo de software livre e código aberto, seguindo por discussões sobre segurança e privacidade e chegando ao mundo dos dados abertos. E neste contexto todo teremos uma bela palestra sobre projetos de hardware aberto.
Existe viva depois do Arduino? com Daniel Rodrigues de Souza: o Daniel é Engenheiro Elétrico e atua desde 1998 com hardware e software. Ele já trabalhou nas mais diversas áreas e hoje dedica-se a projetos na área educacional, engenharia e desenvolvimento de produtos. Daniel dará dicas importantíssimas sobre como transformar sua idéia num produto final neste novo mundo cheio de possibilidades do hardware livre. Se você está pensando em criar um novo gadget com Arduino, Raspberry Pi ou BeagleBone Black, não poderá perder esta palestra.
Palco Galileu – Case Modding, Hardware e Robótica
Este é sem dúvidas um dos palcos mais tradicionais e divertidos da Campus Party. É nele que os aficionados por Case Modding e Robótica se encontram. Este tipo de atividade é muito a cara do movimento maker e com certeza estes caras são fazedores de mão cheia. Aqui você verá os computadores mais irados que você já viu e também robôs dos mais diversos tipos. Além de poder ter contato com as pessoas incríveis que desenvolvem estes projetos, vale ficar de olho em algumas palestras bem inspiradoras.
Projeto de Automação Residencial com Sergio Graças e Giany Abreu: juntos eles tem quase 40 anos de experiência com computação e na Campus vão mostrar como usar o Arduino para controlar quase tudo em sua casa. Projetos de automação, como os que já mostramos aqui no Fazedores, são sempre uma ótima pedida para quem quer iniciar no mundo make e a fazer projetos legais com o Arduino. Estes dois feras de Volta Redonda vão compartilhar um pouco de sua experiência e colocar boas idéias em suas cabeças.
Robotizando seu Casemod com Alexandre “Casemonstro”: que tal juntar Case Modding com Robótica? Este é o tema da palestra do Alexandre, mais conhecido como “Casemonstro“. O Alexadre é trabalha com a modificação de cases e animatronics desde 2002 e é criador de alguns dos casemods mais fantásticos que já pintaram pela Campus Party. Um deles, que tive o prazer de ver, foi um case que era uma réplica perfeita da armadura do Iron Man. É imperdível.
Leo Livre e Xduino, as customizações do Arduino que estão sendo utilizadas na robótica com Daniel Basconcello Filho: é, tudo indica que este ano o Arduino estará fortemente presente na Campus Party. O Daniel é pesquisador, arquiteto de sistemas, amante da cultura livre e editor do site Robotizando. Em sua palestra ele apresentará duas plataformas derivadas do Arduino que foram especialmente desenvolvidas para o mundo da robótica livre. Aprenda como projetos baseados no Arduino são incrementados e especializados para aplicações específicas.
Fab Lab Brasil e os laboratórios onde se fabrica (quase) qualquer coisa com Heloisa Neves, Andrea Bandoni, Fabien Eychenne, Eduardo Lopes e Claudia Bär: os Fab Labs (ou laboratórios de fabricação) são espaços que nasceram da idéia de se criar uma aula onde alunos de engenharia do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts – pudessem aprender a construir qualquer coisa. Estes espaços são oficinas de pequeno porte dotadas das mais diversas máquinas e tecnologias de fabricação digital como impressoras 3D, máquinas de corte a laser, CNCs e um pouco de eletrônica na forma de micro-controladores e outros componentes. A idéia é que de posse destes recursos você possa criar o objeto que quiser. Nesta palestra, a galera por trás da associação Fab Lab Brasil, junto de outras pessoas envolvidas com Fab Labs contará mais sobre este tipo de espaço, como eles funciona, como nascem e como você pode utilizá-los para seus projetos e fazer parte desta revolução. É movimento maker na veia.
Bom, como deu para perceber é muita coisa legal e razões de sobra para você participar da Campus Party Brasil 2014. Ah, os horários das palestras você confere na agenda oficial da Campus Party. Não se esqueça de checar a agenda pois alterações podem acontecer até a última hora (por isto preferi não por os horários aqui no post).
Espero encontrar vocês por lá!!!