Em nosso último post apresentamos a vocês o conceito de crowdfunding e explicamos seu funcionamento básico. Apresentamos também o Kickstarter, que é hoje o maior site do mundo nesta modalidade. Hoje, voltamos nossos olhos para o Brasil! Vamos ver quais são as iniciativas mais legais de crowdfunding que estão rolando por aqui. Acompanhe com a gente!
Catarse
O Catarse é uma espécie de Kickstarter brasileiro e é também a mais completo e quente plataforma de crowdfunding do Brasil. Qualquer pessoa pode submeter uma campanha, mas ela é pré-aprovada pela equipe do site antes da sua publicação. Uma vez no ar, a campanha tem um prazo máximo para atingir a sua meta. Vencido o prazo, o critério é o AoN, ou seja, Tudo ou Nada. Com o objetivo atingido, entrega-se todo o dinheiro, mesmo que acima da meta. Se não for, tudo é devolvido aos apoiadores.
O Catarse é a maior plataforma de crowdfunding brazuca, tendo repassado mais de 13 milhões de Reais para mais de 850 projetos em todo o país. Desde seu lançamento, em 2011, mais de 50 mil pessoas já apoiaram algum projeto por lá. Estes projetos incluem de discos e peças musicais a projetos de intervenção urbana, livros e ações sociais. A Metamáquina, a impressora 3D nacional que apresentamos em nosso post sobre impressoras 3D, foi financiada com sucesso pelo Catarse. Este é um bom exemplo de que a coisa funciona sim.
Playbook
O Playbook é uma plataforma dedicada à realização de shows. A iniciativa parte do fã, que cria a campanha e começa a divulgação. Assim que uma quantidade suficiente de pessoas demonstrar interesse, o pessoal da Playbook entra em contato com a banda e tenta marcar o show. Se a banda der uma resposta positiva, começa a venda de ingressos.
É necessário que uma quantidade mínima de ingressos seja vendida para que o show seja realizado. Após batida esta meta, o show está confirmado e há a possibilidade de mais ingressos serem disponibilizados, para quem não fez parte da campanha. Neste caso, o valor arrecadado é usado para reembolsar os colaboradores da campanha. No caso da realização do show, a Playbook se encarrega de toda a produção.
Como incentivo para a participação, além da possibilidade de trazer a sua banda favorita à sua cidade, podem ser adquiridos passes especiais, que dão acesso à benefícios como área VIP, open bar ou mesmo o backstage. No Playbook, também vigora o sistema Tudo ou Nada.
Impulso
O foco do Impulso é ajudar microemprendedores de baixa renda. A mecânica do site é parecida com a do Catarse. Qualquer pessoa pode submeter um projeto, mas ele é avaliado pela equipe do Impulso antes de ir ao ar. Caso aprovado, tem até 60 dias para levantar a verba estabelecida na meta. Ao final do período, é tudo ou nada.
Muitos dos projetos bem-sucedidos são iniciativas para iniciar ou fazer melhorias em pequenos negócios, como a compra de aparelhos ou reformas nas instalações. Os benefícios oferecidos são muito interessantes. Vão desde um tratamento de beleza, oferecido no salão reformado a uma caixa de chocolates caseiros, oferecida aos que contribuiram com a compra da balança do Sr. Antônio.
No Brasil temos ainda outras iniciativas muito interessantes, como o Kolmea, que visa financiar projetos sustentáveis e o Partio, que visa levar dinheiro de pagamento de impostos em projetos culturais!
Você já conhecia estas plataformas? Já apoiou algum projeto via crowdfunding? Conte para a gente, nos comentários! E não esqueça de ficar ligado no Fazedores. Até a próxima!
[messagebox type=”info” ] Um agradecimento especial para Rócio Lara que criou, compartilhou no Flickr e licenciou com Creative Commons a ilustração sobre crowdfunding usada no post. [/messagebox]
Manoel,
Muito obrigado por citar a kolmea, caso queira saber mais sobre nosse site e nossa missão, entre em contato conosco. Estamos de portas abertas para mais ideias, projetos e que o crowdfunding tenha um futuro promissor no Brasil, assim como tem ocorrido fora do Brasil.
Meus contatos:
Rafaat Toumani
rafaat@kolmea.me
contato@kolmea.me
Abraços,
Valeu Rafael. Parabéns e boa sorte com a iniciativa. Precisamos de projetos como o seu para viabilizar mais projetos brazucas!!!
Caro Rafaat, a idéia é esta mesmo, chamar a atenção da galera para projetos legais aqui no Brasil. Boa sorte!
Caro Lemos. Muito bem vindo o fato de alguns de seus posts darem mais evidência as iniciativas, projetos e plataformas de Crowdfunding. Parabéns. Mas, vale uma ressalva. Não acredito que a Playbook vale ser citada, como “iniciativa [das] mais legais”, muito pelo contrário, já que das poucas bandas com shows realizados no decorrer de 2012 (4) e 2013 (3), há fortes indícios de manipulação de resultado das campanhas, além de frequentes prorrogações inadvertidas, distribuição e venda de ingressos de shows confirmados – o que, como bem sabe, não se caracteriza como “financiamento colaborativo”, entre outras “falcatruas”. Há dezenas de outros bom exemplos e plataformas “bem legais” para serem citadas nos seus próximos posts. Abç.
Caro Marcos, obrigado pelo seu comentário. Nossa idéia é apresentar iniciativas para que as pessoas conheçam mas sem fazer muito juízo delas. Especialmente se não tivermos informações mais detalhadas sobre suas operações. De qualquer modo, deixarei o comentário por aqui.
Mas também gostaria de pedir que você nos enviasse estas outras iniciativas para que possamos falar delas também.