Falamos, aqui no Fazedores sobre o incrível mundo dos scanners 3D. Hoje, vamos sair da teoria para a prática. Veja alguns dos modelos de scanners 3D que estão no mercado e o que eles são capazes!
Scanners 3D para a indústria:
Vamos começar nossa lista com uma linha peso-pesado! A Creaform é uma empresa especializada em sistemas de medição portáteis e possui uma linha de scanners 3D de mão que é simplesmente incrível.
Seus scanners, baseados em tecnologia laser, possuem uma resolução de até 0.04 mm, a 30 cm de distância. Com eles é possível criar um modelo 3D de um objeto com uma margem de erro menor que metade da espessura de uma folha de papel comum! Esta precisão, é claro, não vem barata. Os modelos mais simples custam a partir de $19.990.
Custando o preço de um bom carro novo, é improvável que você possa ter um desses em casa. Ainda assim, para a indústria e centros de pesquisa, não é um preço tão absurdo. Estas máquinas são indicadas para fazer estudos de engenharia reversa, confecção de moldes para fabricação, além de checagem de qualidade e tolerância em peças.
[youtube:www.youtube.com/watch?v=eBMg5dImqyY&w=619]
Nos modelos mais sofisticados, a máquina capta também as informações de cor e textura do objeto. Assim, é possível fazer modelos virtuais de maquetes e peças de museu, por exemplo, para estudos e mesmo para o uso em videogames e efeitos especiais. Quer um desses? Você vai precisar de $28.900, além dos impostos e do frete, é claro. ;-)
Scanners 3D para escanear e imprimir em casa:
O mundo das indústrias de alta tecnologia é fascinante. Mas como fica quem quer um scanner 3D para usar em casa e escanear suas próprias criações?
Uma boa opção é o recém lançado MakerBot Digitizer. Custando pouco mais de mil dólares, este modelo foi pensado para o uso doméstico. Ele tem boa resolução e se comunica perfeitamente com as impressoras 3D da Makerbot. Assim, é possível digitalizar um objeto, editá-lo no computador, fazendo os ajustes que sua imaginação mandar e imprimir uma nova cópia!
Outro modelo muito legal é o Matterform 3D Scanner. Ele foi bancado pela plataforma de crowdfunding [LINK PARA O ARTIGO SOBRE CROWDFUNDING] IndieGogo, batendo a meta de $81.000 com mais de 470 mil dólares em contribuições.
Tanto interesse não vêm a toa. O modelo final, já disponível na loja da Matterform custa apenas 579 dólares e é super eficiente. Além disto, é fácil de usar. Basta apertar um botão e assistir enquanto o objeto escaneado roda na bandeja e aparece magicamente na tela do computador. A precisão de detalhes é de 0.25 milímetros. A diferença para os 0.04 dos scanners industriais é enorme, mas ainda que não sirva para fazer análises de laboratório, é o suficiente para conseguir reproduções legais de algum penduricalho ou projeto que você esteja trabalhando para imprimir em sua impressora 3D.
[youtube:www.youtube.com/watch?v=YedbrpFZi7o&w=619]
A imaginação é o limite
De posse de um aparelho que é capaz de transformar objetos em modelos digitais – o scanner 3D – e de outro que faz o contrário, transformando arquivos de computador em objetos físicos – a impressora 3D – o que você faria?
Esta é a pergunta que não sai da cabeça de muitos fazedores o tempo todo. A tecnologia começa a abrir um incrível mundo novo de possibilidades para o que gostam de colocar a mão na massa e fazer coisas.
Conte para a gente, nos comentários, que tipo de projeto incrível você faria com estes recursos em mãos! Até a próxima!