Um dos projetos caseiros mais comuns é o de dependurar algo na parede. Seja um simples quadro ou espelho, ou algo maior, como uma estante ou suporte para TV, pendurar algo na parede é praticamente um rito de passagem e uma destas tarefas domésticas que, teoricamente, todo mundo sabe fazer. Mas você realmente sabe o que está fazendo?
Se você já foi logo pensando em martelo e prego, me desculpe a sinceridade, mas provavelmente não sabe. Bater aquele preguinho fino na parede para passar a cordinha da moldura é um erros mais comuns no faça-você-mesmo do dia a dia. Por isso, hoje montamos este guia para te ensinar a fazer direito. Dá uma olhada!
Os materiais corretos
Regra básica antes de começar qualquer projeto: só comece com as ferramentas certas em mãos!
Para saber o que você vai precisar, os principais fatores envolvidos são o tamanho e peso do objeto que será dependurado, além do material da parede. Cada fixador é projetado especificamente para um tipo de situação e normalmente não funciona bem em condições diferentes daquela. Vamos conhecer alguns fixadores:
Preguinho, nunca!
O clássico preguinho que todo mundo têm na caixa de ferramentas é feito para ajudar na união de peças de madeira. Por isso a cabeça dele é pequena, para poder ser “escondido” abaixo da superfície. Ele é sempre usado junto a uma cola própria, que é a responsável pela união permanente das partes. O prego mesmo dá estabilidade na montagem e ajuda a segurar tudo no lugar enquanto a cola cura (ou “seca”). Quer dizer, nada a ver com dependurar coisa nenhuma!
O corpo fino e praticamente liso entra fácil na madeira, mas não dá uma aderência muito grande, por isso se solta facilmente. Em concreto, dá para puxar o prego do furo com a mão! A cabeça, de relevo baixo facilita acidentes, pois permite que a corda deslize livremente até a borda. O risco de acidentes é alto, principalmente com enfeites mais pesados, como espelhos e gravuras enquadradas com vidro protetor. Além disso, como são muito finos, muitas vezes entortam na hora de bater. Já viu né. Tudo errado!
As soluções adequadas:
Para madeira
Para paredes de madeira ou portas, existem ganchos especiais, como este da foto. Além do elo no final, que garante que o seu quadro não vai cair, a sua ponta é uma rosca auto-cortante, em vez de um bastão liso. Por isso ela é muito fácil de instalar, muitas vezes até dispensando o uso de ferramentas. Basta apoiar na madeira e girar.
Se a madeira for muito dura, é preciso fazer um pré-furo, com uma broca um número menor que o diâmetro do gancho. A rosca corta a madeira no caminho e torna praticamente impossível que ela caia.
Concreto
A maior parte das paredes aqui no Brasil é feita de tijolo e concreto. Para estes materiais, que são muito duros, o adequado é usar uma bucha.
Estas peças são muito baratas, e são também muito fáceis de usar! A sua superfície externa, com abas ou aletas nas laterais dá uma fixação muito melhor na parede. Além disto, quando o parafuso ou gancho é colocado na sequência, ele aplica uma força na face interna da bucha, causando sua expansão e melhorando ainda mais a aderência. Esta tensão constante exercida pelo parafuso dá uma firmeza incomparável!
Paredes de gesso e divisórias de drywall estão se tornando muito populares, então já é bastante fácil encontrar buchas próprias para estas aplicações. Elas são muito, muito menos resistentes à “gambiarras” que o concreto e madeira. Não tente nesses casos, em hipótese alguma, usar qualquer outra solução que não seja uma bucha própria! É acidente na certa! Imagina aquela sua persiana despencando de seu forro de gesso.
Meça duas, fure uma
Outra regra clássica do projeto DIY: sempre confira suas medidas e anotações duas vezes antes de fazer qualquer corte, furo ou cola. Neste projeto você vai conferir o comprimento, diâmetro e posição da bucha na parede. Lembre-se de checar também se está com a broca correta na furadeira. Parece bobagem, até o dia em que você faz um furo maior que a bucha e estraga tudo!
Com tudo pronto, marque a posição onde você vai fazer o furo antes com um lápis e confira de novo. Verifique se não há tubulação hidráulica ou elétrica por perto! Faça um furo com a mesma profundidade da bucha, tire o excesso de pó e instale a bucha, forçando com a mão e, se necessário, com um martelinho de borracha. Depois é só rosquear o parafuso. Ele deve entrar firme, cortando a bucha, e não deve se mover com facilidade!
Como vocês podem ver, fazer um furo certinho na parede, com os materiais corretos não é nenhum bicho de sete cabeças. Que tal abandonar então o preguinho e recolocar seus porta trecos, quadros e enfeites com uma instalação segura e bem-feita?
Queremos saber sua opinião! Você acha que este tipo de cuidado com os projetos, mesmo os menores é importante para um fazedor, ou seria melhor bater lá um prego na parede e resolver rapidamente? Conte para a gente, no Fórum!
Bom dia, fui a uma loja fazer um orçamento de cabo coaxial e o vendedor queria me empurrar um prego com uma presilha plástica, que eu procurei na internet e vi sendo vendido com o nome de miguelão. Quando eu disse que prego era para madeiras e não para alvenaria, o doido quase me bateu dizendo que ele era instalador da sky por 18 anos e que se os engenheiros da sky disseram que aquela opção era a melhor para fixar cabos na parede quem era eu para discordar? (perdeu a venda para sempre!!!).
A questão é, que quando os cornos vieram instalar internet da net aqui em casa, colocaram esta desgraça em minhas paredes, que soltaram em pouco tempo e deixaram um monte de buracos para eu reformar. Daí colei tudo com cola quente, ficou impo e bem melhor que antes.
A questão é, qual seria a forma correta de instalar tais cabos na parede? Existe alguma regra estipulada pela abnt? estou doido para que haja, pois vou até a loja esfregar na cara do vendedor, e dono da mesma!!!
Sei que não tem muito a ver, mas vou perguntar de qualquer forma, talvez alguém saiba me responder… estou tendo um problema com os meus quadros, eles estão simplismente entortando(em algumas regiões o pessoal fala emborcar, basicamente a mesma coisa) e sempre do mesmo lado direito. Tenho uma parede com 3 quadros sendo que 2 estão tortos do mesmo lado, tenho uma hipótese que possa ser pelo sol que eles estão tomando ao longo do dia, pq tem uma janela bem próxima, enfim, queria saber se já aconteceu com mais alguém ou se pelo menos sabem o porque.
para paredes de drywall , quais os tipos de buchas ? para armários, quadros , prateleiras ?
Está difícil essa informação , até nas lojas de materias de construção.
Minha dica de fazedor :D
Você diz, preguinho nunca,… só que não…
Existem pregos de aço que são próprios para pendurar quadros causando o minimo de dano e marca no reboco. Isso torna a recuperação de um parede com muito mais facilidade pois usa o minimo de massa acrílica. Alguma imobiliária exigem no contrato, que apenas esses sejam usados para não danificar o imóvel. No inicio fui resistente a usa-los , mas com o tempo pude comprovar sua eficiência, pois realmente ficam em fixos, não entortam nem enferrujam, suportando inclusive quadros grandes. Caso perceba que o reboco é podre, pode colocar um fita adesiva para manter a estrutura e remove-la com cuidado depois (mesma técnica de furar balão com agulha sem estourar). Por serem muito resistente, uso esses preguinhos para muitas coisas, mas tome cuidado ao comprar, algumas marcas não são de um aço tão bom.
Bom dia. A profundidade do furo em concreto não deveria ser do tamanho do parafuso ? Obrigado.
Oi Alessandro! Na verdade, quem determina a profundidade é a bucha mesmo. Afinal, ela fica inteira dentro da parede.
O parafuso precisa ser um pouco mais comprido que a bucha (para sobrar o espaço necessário para dependurar), mas deve ser da espessura exata, para um ajuste perfeito.
Entendeu?
abraços!
Óbvio que não. O parafuso ficará para fora, onde você irá pendurar ou prender o objeto.
Existe considerações especiais se a parede for de concreto mas revestida de gesso ? E no caso de paredes inteiramente em Dry-Wall ?
Na parede de concreto revestida, devem ser usados broca e bucha própria para concreto! O problema é que o gesso vai tender a rachar e se abrir durante a furação.
Um pedacinho de fita adesiva transparente em volta do furo, destas de fechar caixa de papelão, ajuda a evitar que as rachaduras de alastrem, danificando a parede!
Para o Dry-wall, SEMPRE usar as brocas e buchas próprias. A bucha tradicional não pega e vai certamente causar estragos! Muita atenção: os limites de peso que o dry-wall segura são bem menores que o concreto!
abraços!
Me tire uma dúvida, como você recomenda pregar um robô feio completamente de acrílico e compensado???
Feito*
Vitor, pregar onde? Vc quer pregar peças do robô em outras peças do robô? Explique melhor, pois cada situação terá uma solução diferente.
Me arruma um emprego ?
Excelente matéria!!!
Gosto muito quando vejo as coisas explicadas dessa forma, pois tem pessoas que não conseguem entender de outro jeito.
Parabens!
Valeu Euclides! Que bom que você gostou. Esta é exatamente a nossa proposta, levar tecnologia e conteúdo interessante numa linguagem acessível a cada vez mais gente. Contamos com sua ajuda para espalhar o Fazedores por este Brasil. []s
Meus quadros menores estou usando solução vendida em tubo para fixar quadros. Com pequenos funciona bem. Fita bananinha também.