Todo Fazedor é encantado por ferramentas. Muitos de nós estamos sempre comprando uma caixinha aqui, outro kit lá e incrementando nossa bancada. Mas gostar de ferramentas e de fazer projetos legais com elas não significa necessariamente que as conhecemos bem! Que atire a primeira pedra que nunca bateu um prego na parede por não saber como dependurar coisas do jeito certo! Sabendo disso, seguimos com a nossa série sobre ferramentas. Hoje, vamos falar de uma das ferramentas mais antigas e comuns de todas. Será que você conhece tudo sobre os alicates?
Como funciona?
Alicates servem para pegar e apertar coisas, certo? Bom, mais ou menos, caro fazedor. A função do alicate é, tecnicamente, multiplicar a força do usuário. Não é que um alicate vai te transformar no super homem! O que ele consegue é uma vantagem mecânica. Através de uma alavanca, a força exercida do lado do cabo é multiplicada na cabeça do alicate. É por isto que conseguimos, apenas com a força dos nossos músculos, dobrar e cortar materiais duros como o aço com a ajuda de alicates.
“Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio que levantarei o mundo.” – (Arquimedes)
Este princípio foi descrito por Arquimedes, três séculos antes de Cristo! Ao longo dos anos o alicate foi ganhando novas formas e funções, mas o seu princípio permanece sempre o mesmo. Vamos ver os principais tipos que você encontra por aí e como deve usá-los:
Alicate de pressão
É um dos alicates com o visual mais esquisito, devido ao gatilho que possui no cabo. Ele possui um sistema mecânico que faz com que ele trave quando fechado, exercendo uma pressão que o usuário pode regular na sua mandíbula. Assim, pode ser usado como uma espécie de prensa, unindo peças para corte e solda. É muito útil para apertar e soltar parafusos danificados! Normalmente é usado em trabalhos mais pesados, e pode ser encontrado no mercado com muitos mordentes diferentes, cada um com uma finalidade.
Alicate universal
Este é o tipo que todo mundo tem em casa. É parte indispensável de qualquer caixa de ferramentas. A sua ponta, chata e de mordida estriada, serve para apertar e dobrar chapas e fios. No meio há uma abertura circular, também estriada, própria para pegar parafusos e dutos com firmeza. Por fim, há uma lâmina de corte perto do fulcro (aquela bolinha que une os cabos), que corta arame e fios, finos e médios. Ele pode ser encontrado em diversos tamanhos e formatos, dependendo do uso. É comum encontrá-lo numa versão com o cabo isolado, bom para trabalhar com instalações elétricas e melhorar a empunhadura da ferramenta. Na foto veja um alicate universal numa multi-ferramenta (muito úteis e práticas por sinal).
Alicate de bico fino ou meia cana
Possui basicamente as mesmas funções do alicate universal, mas possui uma cabeça mais alongada, própria para alcançar lugares difíceis ou fazer serviços mais delicados. A face externa da mandíbula normalmente é circular, que permite que ele também desempenhe a função de um alicate de bico redondo. Se você trabalha com projetos de eletrônica é fundamental ter um bom alicate de bico fino – pequeno – em sua bancada.
Alicate de bico redondo
Este alicate de tem um perfil cônico nas mandíbulas. O motivo é que ele é perfeito para fazer voltas e loops em arames e fios elétricos. Basta morder a ponta e enrolar o fio em volta do alicate, na altura correspondente ao diâmetro desejado! Também é muito usado em projetos de artesanato e joalheria, para fazer acabamentos decorativos.
Alicate turquesa
O alicate turquesa é uma das melhores ferramentas de corte. Eles são usados até em construção civil, para cortar vergalhões e fazer amarração em concreto. Também serve para cortar lajota e azulejo, sendo muito útil na confecção de mosaicos. Cuidado: sua lâmina é muito afiada e ele precisa ser usado com muita atenção!
Alicate de corte diagonal
O alicate diagonal serve para – que óbvio! – cortar. O detalhe é que seu formato permite que se façam cortes muito rentes à superfície. Por isso, é um grande aliado em projetos de eletrônica. É ideal para aparar pernas de componentes e sobras de fio após a soldagem. Este é outro alicate fundamental em sua bancada de projetos eletrônicos.
Alicate descascador de fios
Serve para descascar pontas de fio, para conexões de terminal e soldas. Você pode até se perguntar por que comprar um alicate destes, sendo que é perfeitamente possível descascar usando estilete ou outros alicates. Meu caro, na primeira vez que você precisar preparar 50 ou 100 pontas de conexão para um projeto, mudará de ideia rapidinho! Uma das vantagems é que eles possuem sulcos nos tamanhos adequados para cada espessura de fio que você for descascar. Escolhendo o sulco correto você pode fechar o alicate sem medo de danificar o condutor, apenas a cobertura plástica será cortada e sairá com facilidade.
Alicate grimpador ou crimpador
Existem dezenas de modelo de grimpadores. São usados para fixar conectores em cabos. Sabe aquela ponta do cabo de rede que você liga no computador? Aquele conector de plástico é fixado com um grimpador! Ao comprar um alicate grimpador você precisa garantir que está comprando o alicate adequada para o conector que vai utilizar. Existem diferentes modelos, verifique duas vezes antes de comprar. Nas fotos veja dois tipos, um para grimpar conectores RJ45 em cabos de rede e outro para conectores JST.
E o mundo dos alicates não acaba por aqui. Existem ainda outras dezenas ou centenas de tipos de alicates, como o alicate bomba d’água (para instalações hidráulicas) e alicate rebitador (para instalar rebites). Mas estes são ficarão para outra hora!
E você, caro leitor? Já sabia para que cada um deles servia?
Muito boa a matéria. Lembrando aos usuários que, se for manusear Corrente Alternada, faça sempre com alicates certificados e isolados de acordo com as normas vigentes. Nunca manuseie a eletricidade alternada sem conhecimento. Esteja habilitado para o manuseio. Abraços, J.Antonio (Chefe de Elétrica.
Bem lembrado José!!! Segurança nunca é demais e mexer com AC é bem perigoso se não tomarmos todos os cuidados necessários!
Muito bom, começando do mais simples, as explicações vão ganhar leitores fácil.
Site muito bom. Sugiro para projetos, alguns experimentos feitos do site instructables.com, (que acompanho há tempos tb) mas com uma visão da nossa realidade: métodos, ferramentas e materiais disponíveis no Brasil. Parabéns!!
Avante Makers!
Obrigado Marcus! A idéia é por ai mesmo, queremos aos poucos criar conteúdo e mostrar projetos do universo maker, mas com a cara do Brasil. Vamos nesta!