A família Arduino não para de crescer. Desde que apresentamos a plataforma Arduino aqui no Fazedores já surgiram vários novos modelos como o Intel Galileo e o Intel Galileo Gen 2. Isto sem falar nos projetos compatíveis com o Arduino como os minúsculos RFduino e Digispark. Mas hoje vamos falar de um novo mebro oficial da família Arduino, o Arduino Zero.
Ele foi lançada na metade do mês de maio, e é fruto da parceria da Arduino com a Atmel. A parceira para o novo projeto caprichou no microprocessador, e agora a placa Arduino Zero possui novos poderes no mesmo formato que os tradicionais Arduino UNO e Arduino Leonardo. O Arduino Zero vem com o novo microcontrolador da Atmel, o SAMD21 MCU, que é uma CPU ARM Cortex de 32 bits trabalhando a 48MHz. A nova placa trabalha com a tensão de funcionamento de 3.3V e foi desenhada para consumir pouca energia.
Suas principais características são:
- CPU: Microcontrolador Atmel SAMD21G18, 48pins LQFP
- Tensão de Operação: 3.3V
- Pinos de I/O Digitais: 14, sendo 12 PWM e uma UART
- Pinos de Entrada Analógicos: 6, com resolução de 12-bit no conversor ADC
- Pinos de Saída Analógicos: 1, com resolução de 10-bit no conversor DAC
- Corrente DC por pino de I/O: 7 mA
- Memória Flash: 256 KB
- Memória SRAM: 32 KB
- Memória EEPROM: até 16KB por emulação
- Velocidade do Clock: 48 MHz
Algumas das novidades mais interessantes no Arduino Zero é a presença de uma porta micro-USB adicional e o suporte a USB nos modos host e device que o SAMD21 oferece. Outra característica interessante é o Depurador Embutido – Embedded Debugger (EDBG) – que consiste em uma interface de depuração completa sem a necessidade de hardware adicional.
E por se tratar de uma cpu ARM Cortex de 32 bits, o Arduino Zero é uma plataforma perfeita para o aprendizado de desenvolvimento de aplicações de 32-bits. Nas palavras do co-Founder e CEO da Arduino, Massimo Banzi:
“O conjunto de funcionalidades flexível habilita um número sem fim de oportunidades para projetos de dispositivos e funciona como uma grande ferramenta educacional para o aprendizado do desenvolvimento de aplicações de 32-bits.” – (Massimo Banzi – via Arduino Blog)
UAU! Esta placa é uma ferramenta realmente fantástica. Infelizmente ela ainda está na versão beta e não está a venda! Mas não fique triste, ainda há uma esperança. O blog do Arduino está distribuindo um lote de 20 Arduinos Zero para pessoas que queiram colaborar no teste da versão beta. Basta entrar no site e preencher o formulário até o dia 17 de agosto deste ano. Se você entrar na disputa e for contemplado, não se esqueça de contar tudo para nós aqui nos comentários ou no Fórum Fazedores.
Onde comprar?
Compre Arduino, componentes eletrônicos e ferramentas na FilipeFlop. Os preços são ótimos, a agilidade é matadora e as entregas são feitas para todo o Brasil. O Fazedores e a FilipeFlop estão juntos para fomentar a cultura maker no Brasil.