Conheça um pouco mais do Movimento Maker num artigo que escrevi para a Revista Observatório do Instituto Itaú Cultural. Em sua 16a edição, a Revista Observatório teve a edição do Ronaldo Lemos – meu primo fera lá de Araguari e um dos maiores especialistas em direitos autorais, tecnologia e sociedade do planeta – e está repleta de conteúdo legal sobre os mundos real e virtual. Especialistas de diferentes áreas discutem assuntos diversos como o movimento “faça você mesmo”, o hardware livre, a privacidade e os direitos autorais na Internet e os conflitos entre as mídias tradicionais e as redes sociais.
Eu meu artigo falo da incrível aventura que estamos fazendo de volta aos átomos. Depois que passamos as últimas décadas criando computadores, a Internet e digitalizando tudo o que podíamos, agora estamos percorrendo o caminho inverso e aplicando tudo que aprendemos no lado mais sólido da vida. Nesta aventura fenômenos como o hardware livre e o movimento maker são agentes fundamentais de uma nova revolução industrial que promete ter um impacto gigantesco em nossas vidas e mudar o mundo mais uma vez.
A revista está disponibilizada gratuitamente em várias plataformas. Você pode baixar o PDF aqui ou encontrá-la no iba, no iTunes e na Amazon.
E para quem gosta de vídeo, o Itaú Cultural dispobilizou na íntegra o evento de lançamento da revista que rolou há algumas semanas. O debate foi fantástico e contou com a mediação do Ronaldo Lemos e com a apresentação de feras como o físico, especialista em antimatéria, Cláudio Lenz e o Bruno Torturra da Mídia Ninja. Você pode conferir o vídeo com minha fala aqui mesmo, mas todos os outros trechos estão num playlist no YouTube.