Compósitos são alguns dos materiais mais interessantes que existem! Eles são criados pela união de duas substâncias em fases diferentes, resultando em um material com caraterísticas impossíveis a qualquer um dos seus componentes sozinhos. Um bom exemplo é a fibra de carbono, que é feita de uma resina acrílica e uma malha de carbono como matriz.
O processo de fabricação da fibra de carbono, entretanto, é super complicado. Exige equipamento de alta tecnologia para trançar as fibras e mãos habilidosas para aplicar a resina e fazer acabamento correto.
E se te contarmos que existe um compósito super resistente, barato e fácil de fazer? A dica veio do Cláudio Sampaio, pelos comentários no nosso guia sobre tipos de cola:
Se você quiser algo AINDA mais duro, que cure instantaneamente, basta aplicá-lo em uma superfície em que tenha salpicado bicarbonato de sódio.
Claro que fiquei intrigado e fui atrás de entender esta história. E o Cláudio está mais que certo! Não está muito clara qual é exatamente a reação envolvida, mas fato é que cianoacrilato e bicarbonato de sódio formam um compósito muito duro, que cura em poucos minutos e pode ser trabalhado na sequência, com lixa e corte. Ele dá um acabamento jóia! Veja só este cara usando o truque para consertar um violão antigo:
O processo pode ser usado até para fazer peças moldadas, desde que sejam pequenas, como substituto à resinas tradicionais.
Basta salpicar a superfície que vai ser reforçada com bicarbonato e pingar o cianoacrilato por cima! Demais esta dica! Muito obrigado pelo toque Cláudio!
Conhece mais algum truque? Quer mostrar como você vai colocar esta dica em prática? Vamos bater um papo, nos comentários e no Fórum!
como mudar o adesivo ciano acrilato de bem viscoso para bem liquido? diluir com que produto?
Meus amigos. Há muitos anos uso LÍQUIDO ACRÍLICO + RESINA ACRÍLICA da marca JET. São vendidos exclusivamente em lojas de material para dentistas. Atenção- o líquido deve ser usado rapidamente, tanto na aplicação e na conservação, bom para usar em pouco tempo (como os dentistas…). O pó, junto com cola instantânea é uma cola forte. Uso muito em conserto de material fotográfico. Samuel
Gostaria de saber se pode colar coroa de dente,pois as minhas vcai muito e o dentista cobra 50,00 pra colar de novo.
Olá Heraldo!
Esse compósito não é inerte nem tem a resistência necessária para isso.
A fixação de próteses exige preparo e materiais especiais para evitar infecções, rejeição da peça e outros problemas.
Soluções caseiras para este problema podem acabar tendo consequências graves para a sua saúde.
Consulte seu dentista sobre o motivo da coroa cair com frequência. Ele vai poder te ajudar!
Nada de tentar fazer isso em casa, beleza?
eu achei estranho que o cianoacrilato quando se cola algo e mesmo depois de seco cola outra coisa proximo e molhar a cola seca esta dissolve e solta tudo. Eu vi em outro video, colocando duas camadas e a anterior não dissolvia.
Cacete!!! Melhora o seu português, amigo! Não entendi NADA!!!Não tem uma “virgulazinha” se quer!!!!
Sidney, tbm n entendi p**** nenhuma que o Silas disse.
Legal!
Só uma coisinha: o nome do link está “….bicarbonato-de-socio/” . É isso mesmo?
Pra colar os radiadores das motos de competição (cross) eu uso araldite 24hs com um pouco de cimento.
Coincidência de mistura… Isso já fiz há anos para fazer “Araldite 24h um pouco mais cremoso” para vedar tubos onde uma parte era de difícil acesso. Usando o dedo já que essa cola sai depois facilmente com água e sabão.
E também há dica bem antiga de diluir em etanol (deve ser o “normal” não essa porcaria 46’gl) até para pequenas pinturas resistentes. Ainda não testei em isopropanol.
A versão caseira do Sugru é conhecida por Oogoo… Parece bacana, vou tentar fazer em casa.
Outro truque: cola de silicone misturada com maizena. Seca em 10 minutos.
Oi José!
Quando você usa essa mistura de cola com maizena? É só para secar mais rápido ou tem alguma característica legal? Essa eu não conhecia!
É para secar (curar|) mais rápido. Quanto mais maizena, mais rápido cura. Pode ser misturada com corantes, também.