Se você já se aventurou em reparos elétricos, provavelmente já ouviu falar ou até já mexeu com resistores. Mas você sabe exatamente qual é a função desse componente, como ele funciona e quais são os diferentes tipos de resistores que existem? No post de hoje, vamos dar algumas dicas aos Fazedores que ainda não conhecem esse componente e querem aprender mais sobre isso. Vamos lá!
O que é um resistor
Um resistor é um componente eletrônico que tem, basicamente, duas finalidades: transformar energia elétrica em energia térmica através do efeito Joule, ou atuar como um limitador de corrente elétrica em um circuito.
Como funciona um resistor
Muitas vezes chamados de “resistência”, um nome mais adequado para a função que desempenham, os resistores oferecem oposição à passagem de corrente elétrica. Essa oposição é definida como resistência ou impedância, e sua unidade de medida é o Ohm (Ω).
O resistor atua de forma a causar uma queda da tensão no circuito. Seu comportamento é descrito pela equação V=I*R, a chamada Lei de Ohm. Por ser uma unidade de medida muito pequena, o Ohm é geralmente apresentado com múltiplos, sendo os mais usuais o quilo-ohm (KΩ) e o mega-ohm (MΩ).
Os resistores também são componentes passivos, ou seja, apenas consomem energia elétrica, não tendo qualquer capacidade de geração.
Tipos de resistores
Os resistores podem ser divididos em fixos e variáveis. Os fixos, como o próprio nome diz, têm resistência constante, sem que seja possível alterar este valor. Nessa classe, os principais resistores são os de filme metálico,
de carbono e de fibra. Já nos variáveis, uma chave possibilita a variação de resistência em uma faixa que vai do zero até o máximo possível para cada resistor. Os exemplos mais comuns de resistores variáveis são os potenciômetros e os trimpots.
Codificação de resistência
Os resistores são codificados com cores, de acordo com seu valor de resistência. Sua interpretação é simples, e para auxiliar uma leitura correta e rápida, é interessante utilizar a tabela de codificação.
Resistores comuns possuem quatro faixas, enquanto resistores de precisão possuem cinco. Cada faixa possui uma cor que representa um número. Considerando os resistores comuns, a primeira faixa indica o algarismo da dezena, enquanto a segunda indica o da unidade. O valor formado por esses dois números deve ser multiplicado pelo termo multiplicador, representado pela terceira faixa. A quarta e última é um indicativo da tolerância apresentada por esse componente. No caso dos resistores de precisão, temos uma faixa a mais para a definição do valor, modificando as relações conforme a imagem abaixo.
Para facilitar o entendimento da codificação, podemos considerar uma fórmula genérica aplicada para resistores comuns de quatro faixas: R = (10A + B) x C ± D%, em que R representa a resistência, A o valor da primeira faixa, B o valor da segunda, C, da terceira e D, da quarta.
Resistores em série e em paralelo
Em circuitos eletrônicos, os resistores geralmente são utilizados em conjunto e aplicados em série ou em paralelo, resultando em uma resistência total.
Para as ligações em série, o cálculo é extremamente simples, bastando somar as resistências apresentadas pelos componentes individualmente. Nesse caso, quanto mais resistores, maior será a resistência no circuito.
Já no caso das ligações em paralelo, ocorre a situação oposta. A resistência total é caculada pela soma do inverso das resistências individuais de cada resistor. A fórmula fica como a seguir:
1/RTOTAL = 1/R1 + 1/R2 …
Nesse caso, a resistência total tende a ser menor do que as resistências individuais, já que a corrente passa a fluir por dois caminhos distintos, em vez de um, para chegar a um mesmo ponto.
Aplicações de resistores
As várias possibilidades de utilização dos resistores faz com que eles sejam encontrados em praticamente todos os circuitos eletrônicos. Algumas das aplicações de destaque são a de limitar de corrente elétrica, muito comum em conjuntos com LEDs, divisores de tensão e geradores de calor, aproveitando-se do efeito Joule.
Agora que você já sabe para que servem os resistores e como eles podem ser aplicados, hora de por a mão na massa — mas não deixe a segurança de lado, hein?
Ficou mais alguma dúvida? Quer compartilhar alguma experiência com outros Fazedores? Deixe seus comentários aqui ou no Fórum Fazedores!
1 Comentário