O transistor foi desenvolvido para substituir as antigas válvulas eletrônicas e cumpriu um papel importante no desenvolvimento dos computadores que utilizamos hoje. Atualmente, está presente em muitos equipamentos e, por isso, saber como ele funciona e quais são suas aplicações é fundamental para fazedores que se arriscam em projetos elétricos. Os transistores são dispositivos um pouco mais complexos do que os vistos anteriormente aqui no Guia Fazedores, mas neste post vamos compreender do que eles se tratam, quais são seus princípios de funcionamento e porque ele veio a revolucionar o mundo da eletrônica.
O “descobrimento” do transistor
O transistor foi “descoberto” por acidente em 1947, a partir de pesquisas que buscavam o aperfeiçoamento das válvulas utilizadas em computadores para o aumento de sua eficiência e a redução do consumo de energia. Cientistas do laboratório Bell Telephone faziam experiências em superfícies de diodo de contato quando perceberam que, ao aplicar certa tensão a um dos terminais, amplificava-se o sinal que saía no outro. Mesmo sendo considerado um marco científico, os transistores não se popularizaram inicialmente, pois o alto custo do germânio não era tão atraente quanto o valor das válvulas — cerca de 75 centavos na época.
Tipos de transistores
Os transistores possuem um princípio de funcionamento em comum, entretanto, existem diversos tipos e aplicações, dependendo de suas estruturas físicas e configurações. Podem atuar como interruptores, comutadores e amplificadores. Podem ser controlados por tensão ou corrente, amplificar sinais de baixo nível ou
Ainda outros transistores estão em um grupo especializado próprio, tais como fototransistores, que respondem à quantidade de luz que brilha sobre ele para produzir fluxo de corrente. O tipo mais comum é o transistor de junção bipolar e é o que tomaremos como base nesse artigo.
Funcionamento do transistor
Mas, afinal de contas, como funciona um transistor? Em sua configuração mais simples, ele funciona de forma análoga a uma válvula, controlando a passagem elétrica em um circuito. É como se fosse um interruptor de corrente controlado eletricamente. Ele possui três terminais:
- B = Base, principal responsável pela ativação do transistor.
- C = Coletor, terminal positivo do transistor.
- E = Emissor, Terminal negativo do transistor.
O controle e acionamento do fluxo de corrente entre coletor e emissor é realizado através da base. Esse funcionamento é associado a uma lógica digital. Se o transistor está aberto, a resposta é “Verdadeiro” e representa o algarismo “um”. Se, ao contrário, estiver fechado, a resposta é “Falso” e representa o algarismo “zero”.
Aplicações desse componente
Os transistores são inseridos nos circuitos lógicos, utilizados em praticamente todos os equipamentos eletrônicos atuais. Eles são responsáveis por administrar o fluxo de energia que passa pela porta lógica, que dá acesso ao circuito. Também podem ser utilizados em cascata, de maneira que um componente controla o outro. Foi essa utilização que permitiu reduzir o tamanho dos componentes, ao mesmo tempo em que se aumentou sua potência.
O descobrimento acidental do transistor foi de grande importância, pois abriu uma série de possibilidades. Entendeu como funciona esse componente? Se tiver ficado alguma dúvida, não hesite em deixar seu comentário!