Depois de realizar uma pesquisa sobre o Movimento Maker, lançar placas em parceria com a Arduino, a Intel agora promove a Maratona Maker.
Um evento dedicado aos estudantes do ensino fundamental 2 e ensino médio com idade entre 10 e 18 anos. A ideia é que os estudantes se reúnam em grupos com 3 a 5 integrantes e mandem sua proposta de solução para um problema real utilizando Internet das Coisas (IoT – Internet of Things).
Algumas oficinas presenciais estão acontecendo durante esse ano de 2016, são os MakeDays: oficinas com duração de quatro horas passando por conceitos de ideação, brainstorming, conhecendo o movimento maker, aprendendo conceitos de eletrônica, IoT e programação.
Incentivar novos fazedores, esse é o foco da Maratona e para isso os participantes são colocados em contato com tecnologia e desafios a se tornarem fazedores e não só consumidores de tecnologia. Além disso são trabalhados conceitos relacionados a: pensamento computacional, resolução de problemas reais e trabalho em equipe.
Não é preciso participar dos MaKeDays para enviar a ideia, basta entrar no site e submeter a proposta até dia 30 de setembro.Serão selecionados 50 times através de critérios que levam em consideração a criatividade, viabilidade de desenvolvimento, o impacto da ideia e escalabilidade. Esses times receberão kits para tornar a ideia um produto e terão até dia 18 de novembro para envio da proposta final.
Ao final serão divulgadas 3 equipes ganhadoras que terão como prêmio a Inovation Trip: uma viagem para São Paulo com diversas atividades de formação, com duração de 2 (dois) dias, incluindo traslado aéreo e terrestre, hospedagem e alimentação.
Estou participando como embaixadora local aqui em Porto Alegre, ao todo iremos realizar (até agora) 8 MakeDays e neste útlimo sábado (13/08) realizamos o primeiro e foi uma edição especial só para meninas.Em breve volto para contar como foram as outras oficinas. Para maiores informações, visite o site da atividade: maratonamaker.org