A nova versão do Fritzing trouxe mais uma interessante funcionalidade, o Code View. O Fritizing é uma ferramenta fantástica e muito usada pela comunidade maker, principalmente aqueles que usam Arduino para projetar seus circuitos (todos os desenhos do meu livro e material de aula foram feitos no Fritzing). Sua interface drag-and-drop e a enorme coleção de placas e componentes eletrônicos facilita muito a montagem de seu circuito baseado em uma protoboard.
A visão protoboard é a mais comum (principalmente para os iniciantes), mas há também a visão do desenho esquemático (desenho do esquema elétrico para montagem de uma placa) e a visão PCB (Printed Circuit Board, ou circuito impresso). Agora, nessa nova versão, é possível também editar o código em projetos com Arduino ou PICAXE.
Em um projeto com Arduino, você pode escrever diretamente no Code View e submeter para sua placa. Possui várias funcionalidades da IDE padrão do Arduino, como por exemplo o “serial monitor“. É bastante útil para seus projetos, pois possibilita integrar em um ambiente só a montagem, codificação e testes, trazendo uma organização e praticidade que não existe em outra ferramenta.E o bom que ficou melhor!
Testem e colaborem com seus comentários.
Que a força esteja com vocês!
Com o fritizing e possível, testar o projeto com o código de desenvolvimento ates de enviar para a placa?