Ontem foi um dia incrível para a comunidade maker de São Paulo e também para vários outros curiosos e entusiastas que participaram da terceira edição do Arduino Day 2016 que aconteceu no CUBO durante todo o sábado. O CUBO ficou cheio com as quase duzentas pessoas que passaram por lá para celebrar a Cultura Maker a plataforma Arduino / Genuino. A agenda estava fantástica e contou com uma trilha de palestras e duas trilhas de workshops mão na massa. E para deixar tudo mais legal, muitos participantes levaram seus projetos para apresentar e nossos patrocinadores montaram uma pequena área de exposição e venda de produtos dos mais diversos, de livros a kits de eletrônica.
Casa cheia para um super Arduino Day 2016
E que casa! Para quem ainda não conhece, o CUBO é um espaço que foi criado pelo Banco Itaú e pelo fundo de investimentos Redpoint eventures com o objetivo de fomentar o ecossistema brasileiro de empreendedorismo digital. Ele ocupa um prédio inteiro no coração da Vila Olímpia e é uma mistura de espaço de co-working com espaço para eventos. No co-working residem aproximadamente 250 pessoas que fazem parte de aproximadamente 50 startups. E nos espaços dedicados a eventos acontece uma enorme quantidade de eventos praticamente todos os dias. Vale a pena ficar de olho, pois a maioria dos eventos é aberta para comunidade e contam sempre com conteúdo de primeira qualidade.
O Arduino Day 2016 ocupou praticamente todos os espaços dedicados a eventos do CUBO. No auditório principal, que acomoda umas 150 pessoas, tivemos a trilha de palestras. No quarto andar montamos duas salas para os workshops e no quinto-andar colocamos a área de exposição com os stands dos patrocinadores. Inicialmente nos preparamos para receber 150 pessoas para o evento, mas ao longo dos últimos dias acabamos tendo uma procura enorme e fizemos o possível para acomodar mais pessoas. No total, entre os participantes, a organização, os palestrantes e os patrocinadores acredito que passaram umas 180 pessoas pelo CUBO durante todo sábado.
Fiquei bem feliz, como parte da organização, com a presença que tivemos. Além de termos vendido todos os ingressos, tivemos poucas ausências e conseguimos juntar uma galera super interessante. Tinha pais com seus filhos participando de workshops juntos, fazedores experientes mostrando seus projetos, iniciantes aprendendo novos truques, makers de outras especialidades se entusiasmando com o mundo da eletrônica e da computação, educadores discutindo como a cultura maker pode ajudar na educação e muito mais. Sabendo que tivemos, segundo o site oficial do evento, pelo menos outros cinquenta eventos do Arduino Day acontecendo pelo Brasil e que seis deles aconteceram em São Paulo, ficamos ainda mais felizes em conseguir juntar esta galera toda no CUBO.
Palestras fantásticas e workshops irados
Se tem uma coisa que ficou legal nesta edição do Arduino Day 2016 foi a grade de atividades. Foi uma mistura de conteúdo muito legal com palestrantes e tutores fantásticos. Não é toda que conseguimos juntar caras que fazem a diferença neste mundão maker do Brasil para falar de suas vidas, mostrar seus projetos e compartilhar seus conhecimentos.
Eu, Manoel Lemos, tive a honra de fazer a abertura do evento e também a primeira palestra. Abri o dia falando sobre Empreendedorismo Maker. Foi uma maneira legal de juntar empreendedorismo, que é o foco de meu trabalho hoje como sócio da Redpoint eventures, com minha paixão por tecnologia e fazer coisas. Falei um pouco das origens do Movimento Maker e de como vejo suas bases na mistura da cultura do faça-você-mesmo com tudo que aprendemos com a Internet, com a filosofia do software livre e a popularização da fabricação digital. Também falei um pouco sobre tudo que está acontecendo de legal com a rápida evolução do Movimento Maker no Brasil. E para fechar, contei a super novidade da fusão do Fazedores com o PandoraLab. Agora somos uma equipe maior e vamos fazer muito mais! ;-)
Em seguida tivemos uma painel comando pelo Fernando Carril, um apaixonado por comunicação e artes, e com a participação de time educadores e professores pra lá de especial: Allan Moreira, Cassia Fernandez,Jean Rafael Tomceac e Michael Howard. O papo foi super legal e discutiu sobre como o Arduino, a Cultura Maker e outras tecnologias criativas podem ser utilizadas na educação.
Depois foi a hora do Pedro Bertoleti do Embarcados falar de sistemas embarcados e internet-das-coisas. Ele mostrou como pensar projetos de IoT partindo do “bare metal” e chegando até a camada de comunicação segura com a Internet. Ele já disponibilizou todo o código dos projetos apresentados e também a apresentação no GitHub.
E antes de sairmos para o almoço tivemos a apresentação de vários projetos da galera que estava por ali. Mas como eu estava num dos workshops acabei não vendo. Atualizarei o post depois sobre o que foi apresentado.
Voltando do almoço tivemos uma palestra sobre wearables com o Adilson Thomsen da FILIPEFLOP que veio lá de Florianópolis só para o nosso evento. Ele falou sobre como este novo tipo de computadores, os computadores de vestir, estão cada vez mais presentes em nossas vida e como você pode pensar me fazer o seu utilizando a plataforma Arduino.
Depois tivemos um cara que é figura carimbada e todos os eventos de Arduino e IoT do Brasil, o Jomar Silva da Intel. Desta vez o Jomar apresentou a novíssima placa Genuino 101, ou Arduino 101, que é a primeira placa Arduino com o novo chip Intel Curie. Esta placa além de ser compatível com o Arduino UNO ela conta com várias novidades como o suporte nativo a Bluetooth LE e um acelerômetro de 6-eixos na própria placa.
Na sequência foi a vez do Fábio Souza do Embarcados fazer uma palestra incrível sobre construir a sua placa baseada em Arduino. O Fábio é um especialista em projetos de hardware e mostrou todos os segredos e cuidados que você deve ter para montar o seu próprio Arduino. Ele até levou uma placa que montou especialmente para o Arduino Day 2016. Você pode ver sua apresentação “Construindo sua placa baseada em Arduino” no Slideshare.
E pra fechar a grade palestra tivemos o Ricardo Cavallini do Makers dando uma um show de inspiração para todos os fazedores e empreendedores que estavam ali. Ele mostrou os diversos caminhos que você pode tomar para transformar suas idéias e projetos em empreendimentos maker.
Depois das palestras tivemos dois Flash Talks onde verdadeiros fazedores mostraram seus projetos. O primeiro foi o Eduardo Zola do ZolaLab com um projeto de transmissão de dados através de LASER entre dois Arduinos. Ele explicou como tudo funcionava e fez um demo, que funcionou perfeitamente, no final da apresentação. O Zola também mostrou alguns de seus projetos durante o Arduino Day 2016, entre eles seu despertador inspirado no filme De Volta para o Futuro e um jogo Tetris irado feito com NeoPixels da Adafruit.
O outro Flash Talk foi com o Maurício Jabur, mais conhecido como @maumaker, o Maker Residente do PandoraLab. O Maurício mostrou sua incrível máquina de pinball digital. Este foi um dos projetos que mais chamou a atenção durante o Arduino Day 2016. Com duas telas de LCD montadas em um gabinete de acrílico e MDF cortado a LASER e um montão de circuitos especialmente desenhados pelo @maumaker utilizando Arduino para fazer a interface do Pinball, o projeto permite que você jogue vários jogos de pinball através de emulação num gabinete em miniatura idêntico ao das tradicionais máquinas de pinball. É diversão garantida e o que não faltou foram jogares durante todo o Arduino Day e também durante a apresentação. O Maurício, além de ser o Maker Residente do PandoraLab, é um especialista em interatividade para museus, onde ele junta sua paixão por fazer coisas com seu trabalho.
Como podem ver, a grade estava mesmo incrível e as pessoas que participaram eram ainda mais incríveis. E isto foi apenas o que aconteceu no auditório do CUBO, já que os workshops estavam rolando lá no quarto andar em duas salas especialmente preparadas.
Neste ano os workshops do Arduino Day 2016 estavam incríveis. Tivemos várias atividades coordenadas pela galera do Garoa Hacker Clube. O primeiro workshop, coordenado pelo Tiago Queiroz, foi um Dojo de programação com o braço robótico MeArm. Depois tivemos o já tradicional Arduino Coding Dojo com o Luciano Ramalho. Os Coding Dojos são ótimos para quem está começando, pois você vai se juntar a outros participantes para fazer um programa completo, cada um codando uma pequena parte e contando com a ajuda de mais uma pessoa. Depois tivemos o workshop sobre Alternativas Protocooperantes ao Arduino com o Francisco Ivanio. E por fim um workshop sobre Interatividade e Diversão com o Arduino que foi coordenado pelo Daniel Basconcello do Robotizando.
Na outra sala o Maurício Jabur do PandoraLab coordenou dois workshops. O primeiro deles foi um workshop para a construção de um projeto bem legal com o Arduino chamado PlotClock. O PandoraLab forneceu vários kits para que os participantes pudessem montar o projeto todo. Com um Arduino, um shield de controle, três servos e um monte de outras peças preparadas especialmente para o projeto o objetivo era montar um relógio que escrevesse as horas em uma superfície. Nada de display de LEDs, a cada minuto o Arduino comandava os servos para fazerem um pincel atômico escrever as horas. É bem legal!!! O kit do PlotClock estará disponível no PandoraLab para quem quiser comprar. No outro workshop a idéia era mostrar como é possível programar o Arduino utilizando outras IDEs e outras linguagens de programação mais adequadas para quem está começando, para educação e para crianças. Uma das alternativas eram as IDEs baseadas em blocos. Arrastando, soltando e conectando os blocos adequados é possível programar o Arduino sem escrever uma única linha de código. E para fechar a programação da segunda sala, o Arthur Gandra do Code Clube Brasil fez um workshop bem legal mostrando como ensinar Arduino para crianças com a plataforma Scratch, criada pelo MIT para ensinar programação para crianças.
Patrocinadores generosos e muitos brindes
O que não faltou no Arduino Day 2016 foram brindes para os participantes. Nossos incríveis patrocinadores foram super generosos e sortearam um montão de brindes para a galera. Foram livros, kits, Arduinos, licenças de software e muito mais. Neste ano contamos com a com o PandoraLab, que é o novato da turma e que está com uma proposta incrível de inspirar a nova geração de cientistas e engenheiros do Brasil e trazer Arduinos, componentes e ferramentas com preços especiais para os makers brasileiros. A GBK Robotics que produz incríveis kits para quem quer montar projetos eletrônicos. A FILIPEFLOP que é uma das lojas mais conhecidas pelos fazedores do Brasil. E a NOVATEC e o Wagner Caldeira que levaram um montão de livros incríveis sobre todos os temas que gostamos: eletrônica, computação, Arduino, robótica, Raspberry Pi e muito mais.
Ufa!
Bom, já é hora de terminar este post. Mas não antes de agradecer a uma galera. Pela terceira vez eu tive a honra de fazer parte da organização, junto do Fábio Souza do Embarcados, o Luciano Ramalho da ThoughtWorks e do Garoa Hacker Clube e o Fernando Carril também do Garoa Hacker Clube. Estes são os primeiros caras que eu tenho que agradecer. Foi muito legal fazer isto com eles mais uma vez! Preciso agradecer imensamente ao Flávio Pripas do CUBO, por ter gentilmente nos cedido o espaço para o evento. O Arduino Day 2016 foi especial, e o CUBO tem uma grande parcela de responsabilidade nisto. Aproveito também para agradecer a todos nossos patrocinadores, pessoas que ajudaram no evento e aos funcionários do CUBO.
E, em especial, a todos os participantes do Arduino Day 2016. Foi para vocês que fizemos tudo isto e sem vocês não teria a menor graça!
Nos vemos de novo em 2017!
HeyHo!!!!