Publicado pela revista Advanced Material, um trabalho realizado pelos pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, deu um passo significativo no auxílio para deficientes visuais. Eles conseguiram imprimir um conjunto de receptores de luz em uma superfície semiesférica, tudo em impressora 3D. Este fato é inédito e representa um avanço para o desenvolvimento de olhos biônicos feitos em impressora 3D. Conheça mais sobre a pesquisa.
Protótipo de olhos biônicos feitos em impressora 3D
O protótipo foi tão celebrado porque é sabida a dificuldade de imprimir eletrônicos em superfícies curvadas. Com o objetivo contornar este problema, foram realizados vários testes em cúpula de vidro semiesférica. A partir destes testes eles evidenciaram que seria possível ultrapassar a barreira até então conhecida. O próximo passo foi utilizar a impressora 3D personalizada para aplicar a tinta à base de partículas de prata. Posteriormente, constataram que a tinta secou de forma uniforme. Isto permitiu a impressão dos fotodiodos, que são justamente os grandes responsáveis pela conversão de luz em corrente elétrica. Surpreendentemente o processo todo demora em torno de um hora.
Próximos passos da pesquisa
Os cientistas se surpreenderam com os resultados do protótipo. Este alcançou 25% de eficiência na conversão de luz em eletricidade. Ainda falta muito para desenvolver este dispositivo de forma rotineira, entretanto, a pesquisa demonstra o grande potencial da impressora 3D da qual eles utilizam. Agora o próximo passo é desenvolver um protótipo mais eficiente, contendo mais receptores de luz. O estudo prevê ainda a descoberta de uma superfície que possa ser implantada em um olho humano. Estamos na torcida!
Está precisando de produtos para impressão 3D? Clique aqui e comece seus projetos
Fonte: EurekAlert
Uau, que incrível!! Amei seu blog, não posso esperar para ler todos os posts!
Segue lá: