Um dos eventos mais legais que acontece no Brasil sobre tecnologia e cultura digital é, sem dúvida nenhuma, o InterCon do iMasters. Tive meu primeiro contato com o InterCon em 2007 e foi lá que conheci o incrível trabalho do Tiago Baeta e a super equipe do iMasters. Para minha sorte, nos anos seguintes tive a honra de participar como palestrante e depois me juntei ao Luli Radfahrer na curadoria do evento. Esta parceria com estes caras incríveis é uma delícia, temos um verdadeiro playground para brincar e o único objetivo é levar conteúdo de qualidade para a audiência. A cada ano tentamos montar um InterCon diferente, novos formatos, novos temas, etc.
Ano passado o evento completou 10 anos de existência e para comemorar seu aniversário resolvemos fazer uma edição noturna do InterCon. Afinal, festas acontecem a noite. E como é a noite que todos os gatos são pardos, resolvemos focar o evento no Lado B da Internet. Falamos de hacking, sexo na Internet, porn, segurança e um montão de outros temas. No final do evento, já bem depois das três da madrugada eu e Luli fizemos nossas apresentações de encerramento. E foi ai que resolvi trazer um pouco de luz (o dia já estava quase chegando) e falar um pouco de um tema que pode estar bem presente no iMasters em 2014, o Movimento Maker e Open Hardware. Nesta linha fiz minha primeira palestra sobre a revolução que a mistura de Open Hardware, Cloud Computing e Impressão 3D está possibilitando.
Foi bem divertido, mas eu já estava bem cansado e meio avariado pela inúmeras doses de café e Red Bull. O pessoal do InterCon preparou um vídeo bem legal da apresentação e o resultado você confere aqui…
Ah, e não se esqueçam que semana que vem temos a Campus Party Brasil 2014 e estarei lá novamente falando de Hardware Livre e tentando mostrar como montar um medidor de consumo de energia elétrica conectado a nuvem com Arduino. Vai ser divertido.