Tecnologia e Natureza parecem estar distantes uma da outra, não é mesmo? No entanto, diversas iniciativas pelo mundo chamam pessoas que trabalham com tecnologia a aplicar o que elas sabem para o bem, visando minimizar problemas que existem no mundo atualmente, com relação a poluição, conservação de recursos naturais, mudança de habitat e declínio ecológico, etc. Cidadãos de todo o mundo trabalhando juntos podem ajudar a resolver ou diminuir problemas globais.
O Projeto Open Beehives
O Projeto Open Beehives visa permitir que pessoas comuns possam criar suas abelhas, descentralizando a função de cuidar e criar abelhas de criadores ou apicultores, que normalmente mantem milhares de abelhas em um mesmo lugar. Mas por que as abelhas? As abelhas espalham pólen de planta em planta, o que permite que diferentes espécies vegetais se reproduzam. Isso é fundamental para diversas culturas de plantas que dependem desses pequeninos insetos para se reproduzir. Mais recentemente, as abelhas começaram a desaparecer e preocupam pesquisadores por todo o mundo.
O projeto Open Beehives permite que se crie diversas “colméias hi-tech” e que elas possam estar espalhadas pelo mundo, monitoradas então por cidadãos comuns. É utilizada uma placa com sensores eletrônicos e qualquer pessoa consegue comprar essas placas e sensores eletrônicos, instalar e monitorar sua colméia para coletar dados do que está acontecendo no dia a dia das abelhas, sua saúde, seu comportamento, e compartilhar esses dados online. Esses dados ficarão disponíveis para que qualquer curioso, estudante, cuidadores de jardim, pesquisadores, etc, possam analisar os dados da vida de determinado grupo de abelhas.
O Projeto é livre e levantou fundos para comecar no Indiegogo . O projeto criou duas casinhas de abelha com diferentes designs. A ideia é que qualquer pessoa no mundo tenha acesso ao site do projeto pela internet, baixe os arquivos 3D do criadouro de abelhas (com direito aos arquivos de CAD abertos e tudo mais) e usine ou mande usinar a casinha usando uma máquina CNC. Os dois desenhos da imagem em destaque e as figuras abaixo são das duas colméias disponíveis para download, a Barcelona Warre Hive e a Colorado Top Bar.
Figura 1: Barcelona Warre Hive
Figura 2: Colorado Top Bar
Para o monitoramento, o projeto Open Beehives usa placas compatíveis com Arduino que permitem que, além de monitorar a casinha de abelhas, possa conectá-la a uma plataforma chamada de Smart Citizen Plataform e fornecer todos os dados monitorados para esse sistema, que pode gerar gráficos e relatórios do comportamento das abelhas em tempo real.
Smart Citizen Plataform (Plataforma Inteligente cidadã)
O Smart Citizen Plataform foi desenvolvida no Fab Lab Barcelona no instituto de arquitetura avançada de Barcelona (Iaac). Trata-se de uma plataforma de hardware e software aberto que possibilita que pessoas monitore condições ambientais de suas cidades e diferentes ambientes. O projeto Smart Citizen é baseado em geolocalização, hardware aberto, conexão à rede internet e coleta e compartilhamento de dados. É dividido no kit Smart Citizen Kit (SCK), RESTful software API, Aplicativo móvel para celular e diversas informações e suporte providos pela comunidade na web.
Figura 3: Smart Citizen Plataform
A placa eletrônica para monitoramento ambiental possui:
- Mesmo processador do Arduino Leonardo
- Modulo Wi-Fi
- RTC: Relógio de Tempo Real
- Conector para SD Card e Memoria nao volátil
- Acelerômetro
- Conexao para painel Solar e bateria
- CI que permite o carregamento da bateria.
Possui os seguintes sensores na placa:
- Sensor de Monóxido de Carbono
- Sensor de Dióxido de Nitrogênio
- Sensor de Gases
- Sensor de Luminosidade
- Sensor de Ruido
- Sensor de temperatura e umidade.
Ha alguns exemplos de sketchs no site do Open Beehives de como monitorar os componentes ambientais utilizando essa placa.
Gostaram dessa iniciativa open source? Visite o site do projeto e deixe o seu comentário nesse post.
Referências
Fonte da imagem de destaque: Link, Acessada em 24 de marco de 2015.
Fonte da figura 1: Link, Acessada em 24 de marco de 2015.
Fonte da figura 2: Link, Acessado em 24 de marco de 2015.
Fonte da figura 3: Link, Acessada em 24 de marco de 2015.
como faço para adquirir o kit?
Roniedson
Ótimo projeto!
Só para corrigir, apicultura é a criação de abelhas sem ferrão e pelo que entendi do projeto, ele é destinado a criação de abelhas sem ferrão (meliponicultura) em caixas racionais.