“Se algo não deveria mover e se move, use silver tape. Se deveria mover e não se move, use WD-40.”
Este é um mantra reconhecido imediatamente por qualquer fazedor. Componentes fundamentais para qualquer kit de reparos domésticos, a silver tape e o WD-40 são um verdadeiro símbolo do quão importante é uma boa ferramenta, e o quanto a engenhosidade do usuário pode levá-la sempre além.
Hoje, vamos falar um pouco mais sobre estes dois, e por que você precisa deles em casa.
Silver-tape: do campo de batalha para o tênis rasgado
Que atire a primeira pedra que nunca fez um remendo mal enjambrado com silver tape! Seja naquele tênis que está descolando a sola ou na mangueira que está começando a vazar, a silver tape fecha buracos, pára rasgos, e estende a vida útil de qualquer coisa.
Ao mesmo tempo em que é muito resistente, ela é muito fácil de rasgar e aplicar, tornando o seu uso muito prático. Uma vez pressionada, sua cola é bastante forte e ela resiste à umidade e exposição ao sol durante bastante tempo sem falhar. Os segredos para isto estão na sua origem e na sua composição.
A silver tape foi desenvolvida originalmente para selar caixas de munição contra a umidade. Isto foi nos anos 40, em plena Segunda Guerra Mundial! Pois os cientistas da Permacell (a divisão da Johnson & Johnson que recebeu o trabalho) fizeram um trabalho tão bom que em pouco tempo os militares estavam aplicando a nova fita em tudo quanto é canto, nos quartéis e no front. Assim que soube o quão versátil a sua fita seladora era, o fabricante se encarregou de correr com o produto para o mercado! Originalmente, ele foi apresentado como solução para dutos de ventialação e ar condicionado. Por isso, até hoje é conhecido como “duct tape” (fita de dutos) nos Estados Unidos.
Na época, a fita ainda não tinha o pó de alumínio que dá a sua cor peculiar. Era verde-militar. Os outros componentes, entretanto, permanecem mais ou menos os mesmos. A fita, feita de polietileno é coberta com um forte adesivo à base de borracha. Entre uma camada e outra no rolo, uma tira de algodão trançado dá solidez estrutural. Ao mesmo tempo, o algodão torna fácil o rasgo na perpendicular, que permite aplicá-la sem a ajuda de ferramentas. É também a malha que dá aquela textura peculiar da silver tape. Genial!
Hoje a silver tape pode ser encontrada em diversas cores e até em padrões e texturas, como imitação de madeira e cimento. É fabricada também em vários graus de resistência diferentes, em função do tipo e da densidade da malha de algodão utilizada. As variações militares servem até para reparos em asa de avião! Apesar de não ser tão potente, a silver tape caseira ainda é um dos maiores trunfos para o remendo eventual nos seus projetos.
WD-40: o desengripante barra pesada
Porta rangendo? Parafuso agarrado? Ferrugem persistente? A latinha de WD-40 é a aposta certa para resolver qualquer um destes problemas!
O WD-40 foi originalmente desenvolvido para manter a corrosão longe de…. mísseis nucleares! Como podem bem imaginar, ferrugem e mísseis são uma péssima combinação. Por isso, desenvolveram um composto especialmente para espantar umidade. Este composto, um óleo viscoso não-volátil, protege a superfície e lubrifica. Ele vem na latinha diluído em um hidrocarboneto mais leve. Tudo sob pressão, usando dióxido de carbono como propelente.
Funciona assim: o gás carbônico força a mistura dos óleos para dentro de fissuras, e curvas, através do canudinho. O óleo expulsa a umidade dali, assim como detritos e sujeiras. O componente mais leve então evapora, deixando para trás apenas o lubrificante viscoso. Genial, não?
Além de ser usado para lubrificar dobradiças e portas, ele também é excelente para diversos tipos de limpeza. Pisos e paredes de azulejo, por exemplo, podem ser esfregados com WD-40 para remover manchas de esmalte, restos de maquiagem e outras sujeiras resistentes. Óbviamente, vão ficar meio oleosos, mas o óleo sai fácil com água e sabão.
Ele também serve para retirar chiclete de fios de cabelo e tapetes. Sabe aquela cola de etiquetas, que sempre fica para trás? Ela também sai numa boa com a aplicação do WD-40!
Mas mesmo tão versátil, ele ainda é contra-recomendado em algumas situações. Correntes de bicicleta e máquinas, por exemplo, não devem ser lubrificadas com ele. Use óleos próprios, à base de teflon! O WD-40 pode acumular sujeira nas juntas e prejudicar a corrente.
Não use também em cadeados e fechaduras (onde deve ser utilizado grafite) e nem em eletrônicos. Por favor, não use em eletrônicos! Ele pode danificar e até quebrar de vez peças de plástico e componentes eletrônicos.
Se bem utilizada, a dupla WD-40 + Silver tape pode mesmo ser o escudo e espada de qualquer fazedor moderno. Eles resolvem uma infinidade de problemas muito bem e servem como quebra galho para centenas de outros. Agora que você já conhece melhor estes dois, queremos saber, no Fórum dos Fazedores, onde você vai aplicá-los na sua bancada!
Bem legal o post, parabéns