Não há Fazedor que não curta resolver aqueles reparos domésticos do dia a dia. Seja instalando a TV nova, arrumando a porta que não para de ranger ou montando as cadeiras com mil peças mal rotuladas que acabaram de chegar. Nossas casas e escritórios são o terreno perfeito para tirar as ferramentas da caixa e colocar a mão na massa!
Entretanto, é necessário cuidado! Alguns projetos e melhorias simples escondem algumas armadilhas para o fazedor incauto ou apressado. Para te poupar de um baita prejuízo (e dor de cabeça!) contamos hoje onde estão os erros mais comuns da manutenção doméstica. Veja só!
Parede de concreto não é lugar de prego!
Este é um erro tão comum que acabamos escrevendo um Guia inteirinho explicando qual é a maneira correta de dependurar coisas na parede. Dê uma lida lá e veja qual o fixador adequado para o seu projeto. Já te adiantamos: não é aquele preguinho sem cabeça que você tem na caixa!
Para dependurar um porta retrato ou quadro, o preguinho talvez até segure. Ainda assim, é uma péssima ideia! Escolha as ferramentas adequadas e se poupe de chegar um dia e encontrar aquela foto bacana emoldurada na sala no meio de mil cacos no chão!
Cuidado com dutos elétricos e tubulação hidráulica!
Não se faz absolutamente nenhum tipo de furo na parede, seja ele grande ou pequeno sem verificar antes se corre algum duto por ali, combinado?
A melhor situação é quando se tem em mãos a planta do imóvel. Nela são registrados os percursos de toda a tubulação. Entretanto, sabemos muito bem que nem sempre isto é possível. Sem desespero! Há algumas dicas para determinar, ainda que aproximadamente, a posição dos canos.
A primeira coisa é, claro, saber quais são os ambientes divididos por aquela parede. Se de algum dos lados dela há torneiras e registros, mau sinal. Meça a posição destas peças e marque com cuidado do lado oposto. Como via de regra o encanamento é feito com colunas verticais e horizontais, então basta extrapolar da posição dos pontos que marcou. Existe, claro, o risco de um serviço mal feito ou reforma anterior ter deixado uma surpresa ali, como uma conexão fora de lugar. Ainda assim, evitar uma área de uns 10cm ao redor destas verticais e horizontais reduz muito o risco de criar uma cachoeira indesejada no meio da parede. Veja na foto a seguir, de uma parede de banheiro sendo redormado, como a posição dos registros e torneiras é um bom ponto de partida para identificar o percurso da tubulação:
Já a tubulação elétrica é mais fácil de identificar, mesmo sem a planta em mãos. Existem aparelhos equipados com magnetômetros que conseguem perceber a presença do conduíte dentro da parede, alertando o usuário. Este aparelho também pode identificar vigas, que são outra surpresa desagradável.
Energia ligada, jamais!
Com eletricidade não se brinca! É um péssimo hábito de muitos Fazedores (e mesmo de técnicos e eletricistas profissionais, que eu já vi!!) fazerem serviços de manutenção em linhas energizadas. Isto é loucura! Não caia nessa! Em um deslize, encosta um fio no outro, ou se esbarra o braço por ali e o choque pode ser bem dolorido.
Jamais, nunca, em hipótese alguma mexa em interruptores, tomadas, e principalmente no chuveiro antes de desligar a chave daquele circuito, na caixa de disjuntores. Em caso de dúvida, um voltímetro pode ser usado para mostrar se ele está realmente desligado. Mesmo uma instalação simples, como uma nova luminária ou ventilador de teto vira um trabalho muito perigoso quando não se toma o cuidado necessário.
Além das linhas de energia da casa, reforçamos que esta mesma regra vale para aparelhos eletroeletrônicos! Antes de pegar a chave de fenda, sempre retire o aparelho da tomada! Você definitivamente não quer correr o risco de ligar o liquidificador sem querer enquanto você está substituindo as lâminas, por exemplo.
Estas são só algumas das “navalhadas” mais comuns entre os desavisados. A lista vai muito, muito além! Propomos o seguinte: Que tal contar para a gente, nos comentários e no Fórum, as suas histórias de desastres domésticos? Elas podem virar um post aqui, no blog do Fazedores!
Para ver se tem fio eletrico, use aquele testador(por indução) que parece um termometro digital para febre. e para tubos veja onde esta instalado as torneiras e outros hidraulicos e tente imaginar por onde passaria os tubos.
Eu recomendaria, além de noções de elétrica, de os consertadores tomassem conhecimento de duas normas:
NBR 5410-estabelece as condições mínimas necessárias para o perfeito funcionamento de uma instalação elétrica de baixa tensão garantindo assim a segurança de pessoas e animais e a preservação dos bens. Tradicionalmente, esta norma será aplicada para instalação elétrica de edificações, residencial, comercial, público, industrial, de serviços, agropecuário, hortiganjeiro, etc…
NR 10-SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE