Estamos com uma nova série, aqui no Fazedores! A bola da vez é o Raspberry Pi, um computador de bolso muito bacana. No nosso primeiro primeiro post da série sobre o assunto, mostramos os componentes da placa e suas respectivas funções, ensinamos como fazer as ligações corretas para ligar a placa, e apresentamos o passo a passo da instalação e configuração do software.
Mas e ai? o que da pra fazer com Raspberry agora que ele já está funcionando? E é para acabar com essas dúvidas que separamos 5 projetos legais com Raspberry Pi, para mostrarmos no post de hoje. Veja que legal esses projetos!
PiPhone, um celular DIY
Já pensou em criar seu próprio celular? Pois bem, veja o que David Hunt fez com o Raspberry Pi! Ele conseguiu construir um telefone móvel chamado de PiPhone, juntando alguns componentes com a Raspberry. O PiPhone não roda jogos de última geração ou acessa redes sociais. Na verdade, ele só liga e manda SMS. Apesar de suas funções serem limitadas, o projeto exige uma certa dedicação para fazê-lo. E se quiser tentar, você vai precisar de ter alguns conhecimentos com a Raspberry e os seguintes componentes em mãos:
- 1 Raspberry Pi Modelo B
- 1 Touchscreen PiTFT de 320×240
- 1 bateria 2500 mAh LIPO
- 1Modulo para cartão SIM900 GSM/GPRS
- 1 Conversor DC-DC de 3,3V para 5V 1A.
- Cabos, conectores, etc.
Para montar todo esse projeto David gastou 158 dólares. Com certeza este é um projeto que vale a pena construir.
R2D2, o robô de Star Wars
Quem não se lembra do robozinho do Star Wars que fez e ainda faz muito sucesso com os fãs do filme? E quem nunca pensou em construir um deste? O criador desta replica foi LingXiang, um chinês que está doutorando em Ciências da Computação. Ele desenvolveu o projeto com a ideia de presentear a namorada.
A primeira proposta do projeto era criar um robô Wall-E, porem ele desistiu pelo fato de não encontrar um brinquedo grande deste droid. Foi ai que surgiu uma estrutura maior, e que se encaixava melhor com seu projeto, o R2D2. Após ter a estrutura definida, Xiang montou um robô incrível, capaz de interagir com usuário de forma fantástica. O protótipo além de se movimentar, possui interações como controle de voz Bilingue(Inglês e Chinês), reconhecimento de face usando OpenCv, detecção de movimento e de distância, gravação de áudio, entre outros. Tudo isso controlado por um raspberry PI, que utiliza o sistema operacional Raspbian. Da pra notar que o R2D2 ficou muito legal não é? Mas vale lembrar que não é muito fácil fazer um destes, pois é preciso ter alguns conhecimentos mais específicos em programação e eletrônica. Agora, se isso não for um problema, então reúna as forças de Jedi e ponha isso em prática.
PiCalendar, um calendário interativo
Esse é um projeto para pessoas que gostam de se organizar. E aqui vai uma dica para acabar com calendário de papel pendurado na parede da cozinha. Que tal substituir este por uma tela que mostra sua agenda do google calendar? O Pi Wall Mounted Google Calendar, foi desenvolvido por Alex Pine. E sua função é mostrar o serviço de agenda e calendário do google em tempo real.
A ideia surgiu quando ele comprou sua primeira casa, onde lá já existia uma Tv defeituosa que estava pendurada na parede da cozinha. Para não se desfazer do aparelho, Alex resolveu montar um sistema onde antiga televisão pudesse mostrar sua agenda do google. E foi usando um Raspberry Pi com o sistema operacional Raspbian, que ele conseguiu fazer isso. O calendário é aberto no sistema através de um navegador derivado do Mozilla Firefox, chamado de Iceweasel, e é mostrado na função full-size( Tela Cheia).
E ai? Tem alguma televisão sobrando em casa que dê para montar um destes? Se tiver e quiser montar, basta ver o passo a passo no Instructable.
LapPi, o laptop feito por um maker
Já sabemos que o Raspberry é um poderoso mini computador, e disso não temos dúvidas. Apesar de ser pequeno, sempre que queremos usá-lo, precisamos conectá-lo a uma tela, um teclado e um mouse. E é nesse ponto perdemos um pouco da versatilidade do produto, pois nem sempre é possível carregar todo esse material para onde vamos. Uma ideia legal para resolver esse problema seria construir um Laptop com a Raspberry. E é exatamente isso que SilverJimmy (assim conhecido no Instructable) fez em um de seus projetos com a Pi. Ele criou o protótipo para concorrer ao Raspberry Pi Challenge, onde conseguiu uma classificação de segundo lugar. O projeto possui uma arquitetura simples, contendo uma maleta de alumínio que compõe a estrutura externa deixando-o com cara de LapTop. Já na parte interna ele utiliza madeira para dar acabamento no protótipo, de forma que ela esconda os fios e as adaptações, e sirva para acoplar a tela, o teclado, as Portas USBs, entre outros. O tutorial do projeto está disponível de forma detalhada em 14 passos, na página do Instructable. Vale a pena conferir, pois não é um projeto complicado de fazer.
PiPad, um tablet DIY
Já pensou em criar seu próprio tablet? Pois bem, foi isso que Michael Castor fez com uma Raspberry Pi. Ele desenvolveu o protótipo para participar de uma feira de projetos de seu trabalho. E este não foi o único motivo pelo qual ele desenvolveu este projeto. Michael queria um tablet que fosse diferente das opções que tinham no mercado, e foi aí que ele resolveu montar seu próprio gadget. A estrutura é composta de madeira nas laterais , fibra no fundo e na frente uma tela de 10 polegadas touchscreen capacitiva. O aparelho roda o sistema operacional padrão do Raspberry,o Raspbian. O dispositivo também possui conexões WiFi e Bluetooth, através de adaptadores USB que ficam escondidos dentro da estrutura. Os detalhes do PiPad estão no blog do criador. Vale a pena conferir e quem sabe tentar desenvolver um deste.
A Raspberry é realmente incrível, não? Com ela podemos fazer vários projetos legais, basta ter ânimo para aprender coisas novas e criatividade. E é claro que isso é um adjetivo de todo fazedor! Certo? Espero que estes projetos tenham estimulado suas ideias para que possamos continuar nosso tutorial sobre o assunto.
Onde comprar?
Compre Arduino, componentes eletrônicos e ferramentas na FilipeFlop. Os preços são ótimos, a agilidade é matadora e as entregas são feitas para todo o Brasil. O Fazedores e a FilipeFlop estão juntos para fomentar a cultura maker no Brasil.
É possível fazer essas coisas com um desses? http://teech.com.br/noticia/1005/raspberry-pi-zero-e-o-novo-computador-de-bolso-que-custa-apenas-5-dolares.html
http://www.amazon.com.br/dp/B00EM28THI <== Recomendo este livro pra quem quer REALMENTE saber o que essas impressoras conseguem fazer. Cuidado, se vc não gosta de REALIDADE não leia.