Apesar de ainda não ter pegado com força total no Brasil, a festa do Dia das Bruxas -o famoso Halloween- é uma das ocasiões mais esperadas no ano para nossos amigos Fazedores gringos. Para americanos e ingleses, além das festas, diversão (e feriado), a ocasião é perfeita para colocar a mão na massa e fazer projetos incríveis. Assim, para a nossa comemoração, selecionamos alguns dos mais criativos! Veja só:
Spark the Demon: um capetinha high-tech
Nada mais adequado para o Dia das Bruxas que começar com uma fantasia! O projeto do demônio Spark, de Philip Burgess, é uma combinação muito bacana de domínio técnico, criatividade e diversão.
Escondidos na cintura, em um peitoral falso e mesmo na máscara do rosto, há um monte de eletrônicos, como microfone, LEDs, caixas de som e um Arduino. Eles permitem que Spark tenha olhos iluminados e modificação de voz em tempo real! O resultado é mais divertido que assustador, e garante que você será o centro das atenções em qualquer festa. Veja a fantasia em ação, e como montar a sua:
Glowy Zoey: o bebê brilhante
De uma fantasia “macabra” para uma super fofa: conheçam Glowy Zoey, o bebê-Minnie-brilhante. Depois de viralizar na internet ano passado, com uma versão mais simples da fantasia, o pai da menina Zoey, Royce Hutain, sofisticou a fantasia esse ano. Do simples LED branco para fazer o contorno, agora a roupa conta com luzes coloridas que reagem ao movimento e som da criança.
O resultado, além de uma graça, se mostrou muito lucrativo. Hutain abriu uma loja online e vendeu absolutamente todas as peças nesta temporada. Ele promete novidades nas próximas semanas, como novos sensores e resposta melhor das luzes. Mesmo após o Halloween, ainda é uma maneira fantástica de chamar a atenção em eventos noturnos, como corridas e também em encontros como o ComicCon.
Um monstro que “cospe” doces para as crianças
Nem só de fantasias que o Dia das Brucas é feito. O “trick or treating”, ou “doces ou travessuras”, quando as crianças vão de porta em porta pedir doces aos vizinhos é parte importante da celebração. Que tal inovar então na entrega dos doces e surpreender a vizinhança?
O Candy Delivery Monster é um robôzinho para ficar na porta de casa “cuspindo”, através da sua língua rolante, doces para a criançada! Com corpo de papel machê, estrutura de PVC e rolamentos feitos de rolinho de pintura, o projeto é bem acessível e está com as instruções completas no instructables para quem quiser fazer o seu.
O destaque fica por conta do grande olho, que tem movimento e iluminação controlados por um Arduino, com Wave Shield para fazer a voz do monstro. Simplesmente genial.
Abóbora cospe-fogo: o máximo em assombração
Nenhuma lista de Halloween estaria completa sem uma lanterna de abóbora! Mas como esta é uma lista do Fazedores, não poderia ser apenas uma coca comum. (sabiam que Jack O’Lantern em português é “coca”?)
Rick Osgood, que têm neurônios demais e parafusos de menos na cabeça, hackeou um destes desodorizadores automáticos de banheiro para fazer com que ele seja disparado por um Arduino. Usando um sensor de distância ultrassônico, ele calcula se a pessoa está chegando perto e dispara o spray, que contém acetona, altamente inflamável, passando por cima de uma vela e resultando num bafo de fogo para assustar o pedestre incauto.
Como medida de segurança a abóbora não dispara se a pessoa está perto demais. Ainda assim, Osgood achou muito arriscado deixar a abóbora ao alcance das pessoas na rua, e apenas fez este vídeo para demonstrá-la:
Foi uma boa ideia, Osgood! Se você tentar este projeto em casa, também recomendamos filmar e mostrar pra gente, no Fórum do Fazedores, mas nada de deixar ao alcance das crianças hein!
Feliz dia das bruxas a todos!
1 Comentário