Realizar um bom trabalho com solda não é algo tão complicado, mas existem detalhes que devem ser considerados para garantir a qualidade e chegar o mais próximo possível da chamada solda perfeita. Para isto preparamos este artigo sobre como soldar com várias dicas que, aliadas a um pouco de prática, tornarão você um ótimo fazedor de projetos eletrônicos.
Do que é feita a solda?
Tradicionalmente a solda é composta primordialmente por estanho (Sn) e chumbo (Pb) e também com um pouco de outros metais para prover as características desejadas. Porém, descobriu-se que o chumbo é um metal nocivo aos seres humanos e pode até levar ao envenenamento. Com isto alguns países resolveram proibir o uso do chumbo na composição da solda. Desta maneira surgiu a solda sem chumbo ou “lead-free” e ela se tornou o padrão na fabricação de equipamentos eletrônicos.
Já sabe de quais ferramentas você vai precisar?
Ferro de solda
Este é o equipamento principal para uma boa solda e vale a pena investir e comprar um de boa qualidade. Ferros de solda não são muito caros e um bom ferro de solda tem uma bela relação custo benefício deixando seu trabalho com uma melhor qualidade e também garantindo a segurança de sua operação.
Se você poder de preferência para uma estação de solda com temperatura variável. As estações de solda garantem que seu ferro de solda trabalhe na temperatura correta e que ela fique constante, deixando o trabalho mais fácil e um melhor resultado final. Normalmente elas veem com alguns acessórios para ajudar na utilização do ferro de solda como por exemplo um suporte para o ferro de solda e uma esponja para limpar a ponta do ferro de solda. Em minha bancada optei por uma estação com controle analógico de temperatura da marca Weller. O modelo é a WES51 e estou bem satisfeito com ele.
Se uma estação como esta estiver fora de seu alcance, escolha um bom ferro de solda de 30W de potência e fique atento para comprar a versão correta para tensão da rede elétrica em sua casa. Normalmente isto é suficiente para a maioria dos projetos eletrônicos.
Sugador de Solda
O sugador de solda é um equipamento que não deve faltar em sua bancada. Ele foi desenhado para remover a solda de maneira fácil e permitir que você faça um trabalho de qualidade. Para utilizá-lo basta armar o sugador pressionando o êmbolo até o fim, colocar a ponta de silicone sobre a solda que deseja ser removida (e que deve estar em estado líquido) e, então, apertar o botão que libera o êmbolo e suga a solda.
E não se esqueça de ler nosso artigo sobre como montar sua bancada de eletrônica com várias outras dicas sobre equipamentos e ferramentas.
A importância da limpeza da ponta do ferro de solda
Manter a ponta o ferro de solda sempre limpa vai garantir melhor condução térmica e, consequentemente, soldas melhores. Você deve limpar a ponta de seu ferro de solda sempre que perceber que ela está ficando escura devido ao acúmulo de resíduos e oxidação. Para isto você pode utilizar esponjas de aço ou outras que são específicas para a limpeza de ferros de solda.
Depois de limpar a ponta do ferro de solda na esponja de aço, você pode passá-la sobre uma esponja umedecida (destas de cozinha ou específicas para este caso) para ajudar na limpeza.
Não é recomendável a utilização de materiais que gerem muito atrito, como lixas, pois elas podem desgastar rapidamente a ponta de seu ferro de solda. A remoção da camada de níquel da ponta do ferro de solda irá reduzir consideravelmente a sua vida útil.
Enfim soldando!
Com todas as dicas preliminares em mente, é hora de colocar tudo em prática:
- Comece com uma boa limpeza da região onde a solda será aplicada.
- Deixe o ferro de solda aquecer e atingir a temperatura necessária para fundir a solda. Algumas estações de solda possuem um LED que indica quando isto aconteceu ou até mesmo um display que mostra a temperatura do ferro de solda. Mas você pode ver se a temperatura está correta tentando derreter um pouco de solda na ponta do ferro.
- Coloque um pouco de solda na ponta do ferro de solda. Isto vai ajudar no processo de soldagem. Evite deixar muita solta na ponta do ferro, pois pode formar uma gota e ela cair em seu circuito causando curtos e atrapalhando o seu trabalho.
- Agora basta encostar o ferro de solda na região que receberá a solda e deixá-lo transmitir calor para aquecer o local. Em seguida aplique a solda sobre a região e ela derreterá ali mesmo. Aplique a solda e deixe ela fluir até você perceber que colocou solda suficiente e, então, pare.
- Aguarde alguns poucos segundos para a solda se solidificar e prender os componentes.
- Pronto! Foi fácil, não é mesmo?
Fique atento para não colocar solda demais e causar curtos-circuitos. Se perceber que colocou solda demais, remova a solda com um sugador e faça tudo de novo.
Tome cuidado pois alguns componentes poem ser danificados se ficarem muito quentes durante o processo de soldagem. Para evitar que isto aconteça tente fazer a solda rapidamente para que o componente não receba muito calor do ferro de solda.
Haverá muitos casos em que a solda não saíra com boa qualidade. Nestas ocasiões, é recomendável remover tudo e iniciar o trabalho novamente.
Aos iniciantes, uma boa alternativa é treinar o procedimento de solda em aparelhos antigos, que não funcionam mais. Depois de algumas tentativas, soldar vai se tornar algo bem natural para você. Com o tempo você dominará a técnica e garantir que seu projetos fiquem perfeitos.
Quais são as suas experiências mais marcantes com solda? Divida seus relatos a seguir nos comentários!
Muito bom o artigo. Sempre tive um pouco de receio em soldar uma placa que seja cara com o medo de estragar o componente ou a trilha, mas valeu pelas dicas.
Adimiro uma boa solda pena q ainda nao consequi adquirir a tecnica.
Gual a dica .
Ganda post tudo muita bem feito ma mens
Excelente conteúdo Manoel, sou da área de eletronica a 10 anos, e a técnica de solda é bem tranquila se levado em conta os equipamentos certos, ferro ou estação de solda, fluxo de boa qualidade e um sugador que nao pode faltar…
Parabens Dr. Manoel Lopes. Muito util esta postagem. Para quem é leigo no assunto, as explicações são excelentes para que as pessoas possam ter um passo a passo, na hora de efetuar uma solda. Precisamos de pessoas que nem o senhor, para ajudar uns aos outros.
Quero fazer uma espécie de armadura, que tipo de soldador devo usar? E qual material seria bom para isso, estou pensando em usar Latão?
Armadura tipo; Homem de ferro? Ou aquelas do Cavaleiro negro?
usa a do batman.
Pessoal,
A utilização de uma pinça dissipadora de calor pode ser de grande valia nas primeiras soldagens de componentes sensíveis como transistores, por exemplo.
Essas pinças podem ser facilmente encontradas em lojas de componentes eletrônicos e se parecem muito com pequenos alicates de bico, com ponta reta ou curva, com a diferença que o cabo costuma ser plástico e possui um botão de pressão (tipo desses usados em roupas) para mantê-lo fechado e preso ao componente durante a operação de solda.
Ah! Só pra lembrar, a pinça deve ser colocada na face oposta da placa de circuito que você estiver soldando… rsrsrs
Abraço a todos e divirtam-se!