A Copa do Mundo FIFA movimentou o mundo inteiro. Mas você sabia que existe uma Copa do Mundo de robôs autônomos? A última RoboCup Standard Plataform ocorreu na Alemanha e movimentou muitas seleções.
Copa do Mundo de Robôs Autônomos
Não é uma disputa de qualquer robô. Eles precisam ser autônomos, o que significa que não podem receber interferência externa de nenhum tipo. Para tornar a disputa ainda mais acirrada, as equipes devem utilizar as mesmas máquinas. Confessamos que não são partidas eletrizantes de futebol. De fato há bastante limitação no trote e corrida, e também nos chutes. Por outro lado, a facilidade com que os robôs se levantam após uma queda, vai deixar você de queixo caído. Além disso, com a simpatia deles, o coração não aguenta e dá vontade de ficar acompanhando toda a partida.
Final da RoboCup Standard Plataform
A final da RoboCup Standard Plataform que ocorreu na Alemanha, foi duelada entre as equipes Devils Dortmund e HTWK. Ambas utilizaram o robô NAO da SoftBank. Você pode acessar os todos os resultados da copa do mundo de robôs AQUI. Veja você mesmo essas belezas em ação da grande final da competição.
NAO o robô autônomo
O NAO é um robô humanóide de 57 centímetros de altura. É equipado com câmeras, microfones, autofalantes e vários sensores, entre eles, sensores táteis, de pressão e sonares. Tudo isso permite que ele reconheça face, voz e expresse emoções, fazendo com que a programação da sua capacidade de interação seja contínua, em constante evolução. Um dos objetivos deste tipo de robô é fundamentar o ensino e pesquisas com robótica e inteligência artificial. E você? Teria um time desses para disputar a RoboCup Standard Plataform?
Foto: Robocup.org e Prefeitura de Goiânia