Julho anda bem agitado e não estou falando da Copa do Mundo e sim das novidades no universo Maker. No começo do mês a Microsoft anunciou seus planos de levar a plataforma Windows para mais dispositivos e para isto resolveu dar uma placa Intel Galileo para quem se cadastrasse no site de sua iniciativa “Windows on Devices“. No começo desta semana a turma da Raspberry Pi Foundation anunciou uma nova placa chamada Raspberry Pi Model B+ com melhorias solicitadas pela comunidade de usuários. E agora ficamos sabendo que a Intel acaba de lançar uma nova versão de sua placa Intel Galileo chamada Intel Galileo Gen 2 também compatível com Arduino. Uau!!! É muita novidade num mês só!
A Intel Galileo lançada no final do ano passado marcou a entrada da Intel no mundo do hardware livre e foi desenhada para que fazedores, estudantes, artistas e desenvolvedores tivessem em suas mãos uma placa bastante poderosa e que fosse compatível com a plataforma Arduino. Ela é baseada no processador Intel Quark SoC X1000, que é um sistema Pentium de 32bits em um único chip (SoC – System on a Chip). A placa original, Intel Galileo, possui entrada para cartão Micro SD, portal serial RS-232, porta USB host, porta USB client, porta Ethernet 100Mbps, 256MBytes de memória RAM na placa, 512KBytes memória SRAM no chip, de 8MBytes de memória Flash, 8KBytes de EEPROM e ainda uma porta de expansão padrão mini-PCI. Tudo isto numa bela placa azul e compatível com shields Arduino R3.
Já a nova placa Intel Galileo Gen 2 vem com várias novidades super interessantes para os desenvolvedores. São elas:
- Suporte a PWM (Pulse Width Modulation) com precisão de 12-bits para controles mais suaves.
- Suporte a PoE (Power Over Ethernet) para alimentar a placa com 12 volts (requer módulo PoE externo).
- Sistema de regulação de alimentação melhorado com capacidade para lidar com tensões entre 7V e 15V.
- A porta serial utilizada para depuração e console que era disponível num jack de 3.5mm agora está disponível num header de 6 pinos. Este conector de 6 pinos é compatível com cabos FTDI USB serial padrão e também com outros adaptadores USB-to-Serial comuns no mercado.
- E os 12 pinos GPIO (General-Purpose Input/Output) agora são totalmente nativos e suportam mais carga e velocidades maiores.
Bom… pelo jeito nossa lista de compras está aumentando bem para esta segunda metade do ano. E ai, você curtiu estas novidades da Intel?
3 Comentários