Desde as histórias em quadrinhos, passando por desenhos animados, filmes e livros, o universo da ficção está repleto de personagens que são verdadeiros Fazedores e cuja característica mais marcante é a engenhosidade. Seja saindo de enrascadas, criando invenções malucas ou planejando dominar o mundo, eles atiçam nossa curiosidade e nossa vontade de criar nossos próprios projetos e de nos tornarmos Fazedores do mundo real.
Entre heróis, vilões, personagens de destaque ou secundários, listamos alguns do Fazedores mais legais do universo da ficção, veja só!
Professor Pardal – o grande Fazedor da Disney
O maior inventor de Patópolis é um gênio superprodutivo e bastante desastrado. Suas maiores invenções são seu fiel aliado, o andróide Lampadinha e o chapéu pensador, que o ajuda a ter ideias brilhantes. Além de ajudar tio Patinhas e companhia em suas aventuras, o Professor Pardal também tem o seu lado herói: foi ele quem criou todos os equipamentos do Morcego Vermelho, uma sátira do Batman produzida aqui mesmo, no Brasil, pela editora Abril!
Fato curioso: o Professor na verdade é um galo! Seu nome original é Gyro Gearloose (algo como Giro Engrenagemsolta), e não Prof. Sparrow!
Tony Stark – um Fazedor cheio da grana e que manja tudo de tecnologia
Pra lá de excêntrico e nada modesto, o bilionário Tony Stark não podia faltar nesta lista. O executivo e super herói assumido construiu ele mesmo – em uma caverna, sob a mira de seqüestradores! – a primeira versão da armadura que lhe transforma no Homem de Ferro. Além disso, o Homem de Ferro, seu projeto mais famoso está longe de ser o único. Mesmo dividindo o tempo entre salvar o mundo e encabeçar a multinacional Stark Industries, ele encontra tempo para uma lista absurda de invenções e projetos. Suas contribuições vão de supercomputadores à equipamentos militares, passando por vários foguetes e veículos. Segundo os quadrinhos Tony Stark entrou no MIT – o Instituto Tecnológico de Massachusetts – com apenas 15 anos de idade para estudar engenharia elétrica e depois também fez mestrado em engenharia elétrica e física. Seus laboratórios são os mais sofisticados que já vimos e alguns dizem que seu personagem no cinema foi influenciado por um empreendedor que é considerado o Tony Stark da vida real, o fundador da Tesla Motors, Elon Musk.
Prof. Hubert Farnsworth – o inventor do cheiroscópio
Good news everyone! o dono da Planet Express está aqui! Um dos personagens principais na série Futurama, o Professor Farnsworth (normalmente chamado apenas de Professor), é detentor de um invejável currículo. Ele inventou o cheiroscópio, que permite sentir o cheiro de planetas distantes e salvou o mundo do grande meteoro de lixo. Inventou também os motores super eficientes de sua nave de entregas e criou o design base de todos os robôs do futuro. Apesar de bem intencionado, seu portfolio também contém várias máquinas que já quase exterminaram o universo.
Franjinha – o Fazedor brazuca que fez parte de nossa infância
Opa! É do Brasil-il-il!!! Temos um brasileiro na lista! Apesar de ser jovem, o personagem criado por Maurício de Souza é um Fazedor de mão cheia. É fascinado por ciência e quer sempre aprender mais e fazer novos projetos. Está sempre às voltas com alguma invenção para os seus amigos, ou para impressionar a Marina, por quem é apaixonado. Além de divertir a criançada nas revistinhas, também é a estrela do Manual do Cientista do Franjinha, um livro infantil para incentivar os jovens leitores a se interessarem pelo universo da ciência.
McGyver – o rei das gambiarras
O agente especial Angus MacGyver, estrela da série de mesmo nome (porém exibida no Brasil como “Profissão Perigo”). MacGyver ficou tão conhecido por sua proeza na improvisação – gambiarras – que mesmo quem nunca assistiu um episódio reconhece seu nome como sinônimo de inventividade. Nos Estados Unidos, MacGyver se tornou verbo (está no dicionário!), que quer dizer “montar ou consertar alguma coisa usando objetos comuns, mesmo que não projetados originalmente para a tarefa”. Sempre que tento explicar para algum gringo o que é uma gambiarra, a melhora maneira é disse que é um “macgyverismo“. Eles entendem na hora!
Alguns dos feitos incríveis de MacGyver, mesmo pertencendo ao universo da ficção são cientificamente possíveis! Alguns deles, como a confecção de bombas foram até mostrados apenas parcialmente, para evitar que as crianças tentassem em casa! Uma de suas características era estar sempre com um canivete suíço vermelho que ele usava para as mais loucas invenções. Com o canivete em mãos e um pouco de chiclete e fita adesiva ele era capaz de criar até um avião.
Esta lista está longe de estar completa! Que tal contribuir com ela e acrescentar, aqui nos comentários, quais são os seus favoritos?
3 Comentários