Recentemente, listamos os personagens da ficção que mandam bem na engenhosidade. De Professor Pardal a MacGyver, reconhecemos alguns dos maiores Makers do cinema, quadrinhos e televisão. O que esta lista despertou, entretanto, foi uma nova pergunta: E no mundo real? Então, fomos atrás de inspiração e voltamos com histórias de pessoas que são Makers inacreditáveis e são de carne, osso, e muita massa cinzenta. Veja só nossa seleção:
Mythbusters: os caçadores de mitos
Se você não está vivendo em uma caverna há mais de uma década, certamente já ouviu falar dos “Caçadores de Mitos”. A série de TV já está na sua 13a temporada, e – felizmente – não dá sinais de parar.
Suas maiores estrelas são a dupla Adam Savage e Jamie Hyneman. Trazendo uma bruta experiência com construção e design para efeitos especiais de cinema e televisão, os dois colocam vários mitos à prova, em máquinas especialmente projetadas, muitas vezes, para saber se são verdadeiros ou não.
Nestes anos todos muitas coisas mudaram: alguns novos membros chegaram, outros saíram, apareceram especiais e programas temáticos. O importante é que se manteve o notável rigor científico com que eles constroem as experiências e validam seus resultados.
Mais que um show divertido e inteligente, os Mythbusters ganham um lugar na nossa lista por inspirarem e incentivarem o questionamento inteligente, por não aceitarem informações prontas e por nos ensinarem novas maneiras de descobrir como as coisas funcionam e aprender mais sobre o mundo. E podemos considerá-los Makers de verdade pois para cada mito que tentam validar eles precisam construir engenhocas super inteligentes para testar suas idéias. O Adam tem uma super oficina onde desenvolve projetos fantásticos mesmo fora do contexto dos Mythbusters. Num deles ele reproduziu a Mão Mecânica do filme Hell Boy de maneira super fiel num projeto que levou mais de 4 anos para ser completado. O resultado é surpreendente e você pode conferir neste vídeo que eles colocaram no YouTube: Adam Savage’s Hellboy Mecha-Glove Replica.
Steve Wozniak: o gênio da eletrônica da Apple
Apesar de ser mais reconhecido por ser um dos fundadores da Apple, junto a Steve Jobs, o papel de cofundador, ou executivo, reduz a incrível carreira de Wozniak. Ele é uma figura central na criação da computação pessoal como existe hoje e ainda encontrou tempo para se dedicar ao ensino e divulgação do conhecimento técnico e científico.
Depois da Apple, Wozniak passou por diversas companhias, inventando o Controle Remoto Universal programável, gerindo dezenas de pesquisas e até lecionando em escolas. As suas contribuições dentro e fora da Apple lhe renderam inúmeros prêmios, como um lugar no Hall da Fama do Inventor, diversos doutorados honorários e até laboratórios batizados com o seu nome.
Fato curioso: Steve Wozniak foi campeão de Tetris durante tanto tempo, que a Nintendo Power – que publicava a lista – o baniu do ranking. No mês seguinte, ele enviou novamente sua pontuação, com o nome ao contrário, Evets Kainzow. E voltou ao primeiro lugar!
Uma de suas características como um super maker era o fato dele estudar e conhecer a fundo as especificações – datasheets – dos chips e componentes que utilizava em seus projetos. Desta maneira ele conseguia fazer projetos super baratos pois economizava vários componentes com sua engenhosidade.
Elon Musk: o bilionário maker do bem
Nosso próximo fazedor já foi chamado de “O Tony Stark da vida real”. Na comparação entre os dois executivos bilionários, excêntricos, benevolentes e ridiculamente inteligentes, fica mesmo difícil saber quem se inspirou em quem.
Musk fez fortuna com empresas de Internet. Antes de fazer 30 anos, vendeu sua primeira empresa, a Zip2 por mais de U$300 milhões, para a Compaq. Em seguida, fundou o – hoje gigantesco – PayPal. Não contente em ser apenas rico, Elon Musk quer mudar o mundo e é um dos empreendedores mais ousados e inspiradores da atualidade.
Ele fundou a SpaceX, que desenvolveu um tipo de foguete totalmente novo, o Dragon. É a única companhia privada a fazer uma acoplagem com a ISS (a Estação Espacial Internacional). Seu objetivo final? Nada mais que levar o homem até a superfície de Marte, nos próximos 20 anos.
Ainda não contente, fundou a Tesla Motors, uma montadora e desenvolvedora de carros. Ele participou ativamente do projeto do Model S, um carro tão seguro que foi necessário desenvolver uma nova máquina para testá-lo. O equipamento padrão se mostrou incapaz de fazer o carro capotar!
Quer mais? Inconformado com a morosidade dos investimentos em carros melhores e mais seguros, ele abriu todas as patentes da Tesla Motors, para que outras companhias possam usar suas inovações em seus próprios veículos!
Ficamos esperando ele liberar logo o projeto da armadura Mark VII. Humm… mas isto é outro cara, certo?
Nicola Tesla: o gênio incompreendido
Não podíamos deixar esta lista fechar sem citar o trabalho de um dos maiores Makers da história!
Nikola Tesla é um dos pais da era moderna, desenvolvendo trabalhos em áreas tão diversas quanto os Raios X, rádio, geração de energia em hidroelétricas e – pasmem! – até a transmissão de eletricidade sem fio.
Sem o seu trabalho, não existiriam os motores elétricos modernos que fazem funcionar de computadoress e liquidificadores até carros e trens (não é a toa que a montadora de carros elétricos ganhou seu nome). Ele foi ainda o descobridor e defensor da corrente alternada, que é simplesmente essencial para transmitir energia elétrica em longas distâncias.
Para entender o quanto Tesla foi um homem à frente do seu tempo, preste atenção nesta frase: ele desenvolveu o seu revolucionário motor elétrico por indução no mesmo ano em que a Lei Áurea foi assinada, liberando os escravos.
Infelizmente Tesla tinha distúrbios mentais e morreu falido e sem reconhecimento, apesar de suas mais de 300 patentes. Para trazer alguma justiça póstuma o quadrinista Matthew Innman partiu em uma jornada para divulgar seu trabalho e fundar um museu sobre Tesla nos Estados Unidos. A campanha foi um sucesso absurdo e o terreno para o futuro museu, onde funcionava a oficina de Tesla, já foi comprado. Um dos maiores doadores? Elon Musk.
Nikola Tesla, com sua corrente alternada, participou de uma das primeiras e mais épicas batalhas de padrões que a tecnologia já viu, a “Guerra das Correntes”. De um lado tínhamos Thomas Edison defendendo a corrente contínua – DC – e até apelando para um marketing sensacionalista dizendo que a corrente alternada não era segura e por isto era usada nas execuções com cadeira elétrica. De outro tínhamos Nikola Tesla defendendo a corrente alternada – AC – como a melhor opção. A história é boa e você pode ver mais nesta página da Wikipédia sobre a “Guerra das Correntes“.
Dean Kamen: gênio excêntrico.
Dean Kamen é um destes tipos raros, que acredita tanto em suas ideias que consegue transformar até projetos totalmente malucos no papel em produtos reais. O projeto que lhe trouxe fama é o da Segway. É uma espécie de andador elétrico, que se equilibra em duas rodas e é controlado apenas com o peso do corpo do usuário.
É verdade que a Segway não transformou totalmente a face da humanidade, como alguns especulavam antes do seu lançamento. É um produto fantástico, que parece tirado direto das páginas de ficção científica. Mas se mostrou mais um produto de nicho que uma febre global. É um apoio fantástico para profissionais que se deslocam muito no trabalho, como seguranças de shopping e equipes de aeroportos. E também o que permite que essa banda faça uma coreografia doida carregando instrumentos pesados, soltando fumaça pelas costas e tocando rock progressivo:
Outras invenções de Kamen são patentes para máquinas de diálise (que filtram o sangue de pessoas com doenças nos rins) e um sistema chamado bomba de perfusão, que é usado para aplicação de medicamentos de forma controlada diretamente nas veias e artérias dos pacientes. Ele também criou a iBot, uma cadeira de rodas super poderosa, capaz de andar em terreno acidentado sem problemas e até subir escadas. Mais peculiar ainda é seu sistema de ar comprimido capaz de jogar uma pessoa (um membro da SWAT ou dos bombeiros, por exemplo) no topo de um prédio de cinco andares em apenas quatro segundos. Este projeto especificamente, até hoje, não saiu do papel. Será que é louco demais até para Kamen?
E você, caro leitor? Sentiu falta de algum maker nesta lista? Ajude-nos a completá-la, no nosso Fórum e aqui, nos comentários!