Visite um makerspace e conheça outros makers!
Na minha opinião, uma das melhores partes do movimento maker é criar coisas junto com outras pessoas. Não é à toa que hoje temos diversos espaços destinados exclusivamente para isso. Conhecidos como Makerspaces e FabLabs, temos no Brasil dezenas, senão centenas, destes espaços.
Foi nesses lugares que conheci algumas das pessoas mais interessantes que já encontrei. Inclusive, a PandoraLab nasceu dentro de um FabLab! Foi lá que nossa equipe se conheceu e resolveu montar uma empresa com o propósito de incentivar todas as pessoas a aprenderem sobre ciência e eletrônica, criando coisas elas mesmas.
Infelizmente, também conheço muitos makers que nunca visitaram um, às vezes por estarem tímidos, por não conhecerem alguém nesses espaços ou simplesmente por que não saberem que há um bem perto deles. Por isso estou aqui, incentivando vocês todos a visitarem um makerspace ou FabLab perto de você! É fácil fazer novas amizades nesses espaços, sempre fui muito bem recebido e sempre aprendi coisas novas e vi projetos super interessantes.
É normal makerspaces e FabLabs terem pessoas ensinando visitantes a usarem as máquinas. Em alguns, há cursos de treinamento, mas é normal em todos os espaços ter colaboradores que ensinam voluntariamente. Se você nunca mexeu numa máquina nesses espaços, peça ajuda para alguém que sabe! E lembre-se de documentar seus projetos que você realiza neles, para poder compartilhar com a rede. Isso é prática comum em todos makerspaces e FabLabs!
Você pode conhecer estes espaços através de algumas listas. Nós aqui no Fazedores temos o Cadastro Maker, que tem diversos lugares já cadastrados. Procure um perto de você aqui: Makerspaces e FabLabs.
Ainda há vários espaços que ainda não estão na nossa lista. Precisamos da sua ajuda para cadastrá-los. Por favor, colaborem, cadastrando os lugares que vocês frequentam, já visitaram ou conhecem, neste link.
Para quem está se perguntando sobre a diferença entre makerspaces e FabLabs, segue abaixo uma breve definição:
Makerspace: Espaço compartilhado entre makers, hackers e interessados. Normalmente possuem diversas ferramentas de prototipagem, fabricação digital (impressoras 3D, cortadoras, etc), máquinas de costura, ferramentas de marcenaria, e outras. Nem todos makerspaces terão as mesmas ferramentas, e alguns possuem poucas, dado o custo alto delas. Mas todos costumam ter diversas oficinas, de diversos assuntos, e são um ótimo lugar para começar a ser maker. Alguns lugares cobram pelo uso das máquinas (para cobrir os custos de manutenção), enquanto alguns poucos não. Mas visitar o espaço, ver projetos legais, conhecer pessoas e se divertir não custa nada, apenas confirme os horários de visitação antes de ir!
FabLab: É um makerspace, porém com algumas regras específicas. Todo FabLab precisa ter no mínimo 5 tipos de máquinas: impressoras 3D, cortadora à laser, cortadora de vinil, CNC de precisão de pequeno porte e CNC de grande porte. É necessário também ter um dia aberto ao público, para poderem usar as máquinas. Há uma fundação mundial de FabLabs, a FabFoundation, que dita as regras da comunidade global de FabLabs. Nos dias abertos, sempre há alguém responsável por ensinar você a usar as máquinas, mas lembre-se, eles não farão o seu projeto, apenas irão te ensinar a manusear as máquinas, para evitar acidentes e te permitir criar o que você quiser.
PS.: há também um outro tipo de espaço conhecido como Hackerspace. Não incluímos ele na lista acima, pois eles não se consideram parte do movimento maker. Entretanto, os primeiros makerspaces nasceram dentro de hackerspaces, e por isso vale mencioná-los. Diferente de makerspaces, os hackerspaces não necessariamente possuem ferramentas de prototipagem ou fabricação digital, mas é muito comum terem oficinas de eletrônica, ferros de solda, osciloscópios, etc. A principal diferença entre eles é a cultura, hackers costumam se associar a valores de libertarianismo, coletivismo. Eles de divertem modificando coisas para que elas funcionem de uma maneira inesperada, enquanto makers costumam fazer coisas novas, não necessariamente relacionadas a eletrônica ou programação, e às vezes com apelo de negócio. Hackerspaces costumam ter uma estrutura orgânica e anárquica, o que faz o espaço quase ter vida própria, e por isso recomendo visitarem um! Vocês podem encontrar uma lista deles aqui: Hackerspaces.
6 Comentários