Humberto Zanetti publicou há alguns meses aqui no Fazedores um artigo que destaca o papel importante da cultura maker na educação. Veja seu artigo nesse link. Ele deixou uma frase de Aristóteles em seu artigo que “É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”.
E esse espirito de inspirar a criatividade no futuro é o que motivou a empresa BBC de Londres a anunciar que fabricará um milhão de placas para que crianças possam programar. A BBC garantiu que a ideia é dar de graça a partir de setembro desse ano uma placa dessas para cada criança de 11 anos, da sétima serie de acordo com o sistema britânico, para que elas possam ter o primeiro contato com as linguagens de programação. Essa iniciativa com certeza formará os fazedores de amanhã do Reino Unido.
O Reino Unido é o pais de origem da Raspberry Pi, o mini PC que foi feito com o intuito de ensinar as crianças a programar. Veja o ótimo artigo de Manoel sobre essa placa no Fazedores.
Figura 1 – A placa Micro Bits em detalhes
Ao contrário da Raspberry Pi, essa placa que foi chamada de Micro Bits será bem pequena e com menor poder de processamento, poderá ser utilizada no corpo (weareable), terá uma matriz de leds e será capaz de conectar com outros dispositivos como Arduino, Raspberry Pis e outras placas similares. Ainda não foi informada o meio de comunicação, se será zigbee, bluetooth ou outra comunicação sem fio. Pela imagem disponibilizada, vemos que possuirá ao menos 25 leds, dois botões, 6 contatos caso se queira soldar, medir ou conectar algo externo. Ha também dois contatos que pode-se soldar uma bateria ou fonte externa. Uma mini USB será utilizada para se conectar ao PC e programar a placa, como em um Arduino. A placa sera compatível com as linguagens de programação Touch Develop, Python e C++.
A iniciativa é da BBC, mas ela fez parceria com diversas empresas, universidades e instituições para que isso fosse possível. Entre elas destaco: ARM, BT, Cisco, element14, Freescale Semiconductor, Google, Lancaster University, Microsoft, Nordic Semiconductor, Open University, Python Software Foundation, Raspberry Pi Foundation, Samsung, além de outras. Conforme disse o Diretor Geral do projeto Make it Digital, da BBC, Tony Hall: “Queremos inspirar os visionários do futuro”. O CEO da ARM, Simon Segars, disse que essa placa pode inspirar garotos e garotas em direção a uma carreira que trabalhe com tecnologia, incluindo áreas de engenharia e ciências.
Referências
http://www.bbc.com/news/technology-31834927
http://www.gizmag.com/bbc-make-it-digital-micro-bit/36524/pictures#3
Todas as imagens são da BBC.