A maior parte das pessoas poucas vezes pára e pensa sobre os seus teclados de computador. A menos, claro, que seja um daqueles teclados chineses horríveis que não funcionam, ou um de netbook apertado, onde mal cabem os dedos. Se o periférico funciona bem, ele tende a passar despercebido.
Alguns #fazedores entretanto discordam sobre esta indiferença do usuário. Na verdade, para eles não há nenhum teclado no mercado à altura de seus projetos! Por isso, eles escolhem fazer os seus próprios modelos!
Não é uma questão de praticidade ou economia. Um teclado customizado, feito todo à mão, custa mais caro e dá muito mais trabalho, já que envolve fiação trabalhosa, medições precisas, muita habilidade e dedicação. Mas nem sempre estes são os fatores importantes, quando falamos de #fazedores. A satisfação de usar algo que você mesmo projetou e executou é o que motiva estes projetos malucos que apresentamos hoje:
Aviso: DIY de alta qualidade à frente:
Bianca: discreto e profissional
O acabamento impecável e a descrição fazem este projeto parecer até um produto industrializado de alta qualidade. Não se engane! Todas as peças, desde a estrutura do teclado até a fiação foram feitos sob medida por um fazedor, chamado Cubiq. Ele compartilha um monte de fotos legais do processo nesta galeria, que vale a pena conferir!
Stratos: um layout bizarro dividido em dois
Nós sinceramente não conseguimos imaginar como o criador kylehampton consegue usar estas coisas. São trabalhos fantásticos, mas com um layout que dá dor de cabeça só de imaginar. Além de usar um posicionamento de teclas totalmente fora do padrão, as teclas são lisas, sem marcação de letras e ele divide o teclado em dois, isolando as mãos do usuário. Apesar de toda a bizarrice, parece funcionar bem para ele. Na página da construção do projeto ele diz que digita respeitáveis 52 palavras por minuto com o aparelho.
Agora você está pensando com Portais
O redditor OrangeNinja optou por fazer um teclado com o bloco numérico separado. Como se não fosse o bastante, incluiu uma matriz de LEDs programáveis em cada uma das peças. De todas as cores possíveis (256, para ser mais preciso), escolheu os clássicos azul e laranja do jogo Portal (que, por sinal, é fantástico!). O processo completo você confere neste link.
Cuthboard e o corpo invisível
O Cuthboard dispensa a pintura e o corpo para uma base feita de duas peças de acrílico transparente, sem nenhum acabamento na lateral. As “tripas” do teclado ficam meio expostas vistas de lado e, de cima, as teclas parecem estar soltas sobre a mesa. Muito bonito!! A construção dele pode ser vista aqui.
Poker 2 rainbow: todas as cores do arco-íris
Fechando nossa galeria o usuário Teethbox vai na contra-mão dos modelos mais elegantes e discretos. Modificando um teclado Poker II com leds e teclas customizadas, ele fez um verdadeiro carro alegórico. Não deve ser muito confortável, mas o colocamos na nossa galeria para lembrar por que as pessoas investem tanto tempo e trabalho criando à mão, um acessório tão barato e fácil de comprar como um teclado: no fim do dia, para um Fazedor, o que conta é que seu projeto é único. Não depende da vontade do fabricante, ou disponibilidade no mercado. Pessoalmente, eu não gostaria de ter um teclado arco-íris na minha mesa. Mas apoiamos a 100% o Teethbox, que queria um, e agora tem!
E você, caro leitor? Já pensou em fazer seu próprio teclado de computador? Tem um projeto aí na mão? Que tal mostrar pra gente, nos comentários e no Fórum dos Fazedores?