Uau!!! Hoje de madrugada a fundação responsável pelo Raspberry Pi anunciou uma nova versão deste mini PC, o Raspberry Pi Model B+. Não se trata de um modelo completamento novo do Raspberry Pi que apresentamos aqui no Fazedores há alguns meses, mas sim de uma melhoria no modelo anterior. As melhorias são uma resposta da fundação às reclamações e pedidos dos usuários do Raspberry Pi.
O Raspberry Pi Model B+ é baseado na mesma CPU BCM2835 dos modelos anteriores e continua com apeanas 512MBytes de memória RAM. Porém, o novo produto já está disponível para venda e está sendo comercializado pelos mesmos 35 dólares. Mas as semelhanças com o Raspberry Pi Model B acabam por aqui, o novo modelo vem com várias melhorias bastante interessantes. São elas:
- Mais pinos de entrada e saída : O conector da porta GPIO ficou com 40 pinos e manteve a pinagem original dos 26 pinos dos modelos anteriores. Isto criar uma certa compatiblidade com projetos feitos para os modelos anteriores e traz mais possibilidades com os pinos adicionais.
- Mais portas USB : Desta vez o Raspberry Pi vem com 4 portas USB ao invés das 2 do Model B. E agora ele também conta com melhorias no sistema de hotplug e controle de sobrecorrente.
- Micro SD : Os modelos anteriores vinham com um conector para cartões SD e agora o Raspberry Pi Model B+ vem com um conector para cartões Micro SD.
- Menos consumo de energia : Com mudanças no circuito os projetistas trocaram os reguladores lineares para chaveados e com isto foi possível reduzir o consumo de energia em algo entre 0.5W e 1.0W.
- Melhor Áudio : O novo circuito de áudio tem uma alimentação dedicada e com menos rúido.
- Mudanças mecânicas : Os conectores USB ficaram alinhados numa das laterais da placa, junto do conector Ethernet. O sinal de vídeo composto agora aparece no conector de 3.5mm que também é usado para a saída de áudio. E, além disto, foram adicionados quatro buracos para montagem na placa ao invés dos dois originais.
Veja na imagem abaixo os dois modelos colocados lado a lado:
Segundo a Raspberry Pi Foundation, o modelo B continuará sendo fabricado enquanto existir demanda para ele, e o Raspberry Pi Model B+ já está disponível para venda nos principais parceiros de produção, a Farnell/Element14 e a RS/Allied Components.
Já existem vários vídeos com reviews do novo Raspberry Pi Model B+ disponíveis na rede e você pode ver alguns deles aqui:
É isto, a semana começou com notícias quentes para o mundo dos Fazedores e nós não vemos a hora de por as mãos num destes.
Ahh, e não se esqueça que você pode trocar idéias sobre o Raspberry Pi com especialistas e outros Fazedores no Fórum Fazedores.
E você, já pensou em algum projeto interessante para fazer como novíssimo Raspberry Pi Model B+? Conte para nós aqui nos comentários!
Oi, Manoel, acabei de voltar dos EUA e trouxe uns Raspberry Pi model B+. Dia 28/jul às 19:30 estarei lá no Garoa Hacker Clube com esta placa e outras recém lançadas: BeagleBone Black rev. C (com Debian onboard) e pcDuino v3 (dual core).
Nos vemos lá, Fazedores! No Garoa todas as atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados. Fica bem perto do metrô Pinheiros. É só aparecer: http://garoan.net.br
Boa Ramalho!!! To voltando para Sampa hoje também depois de me recuperar de uma pequena cirurgia. Se a agenda deixar dou um pulo lá.
Olá Ramalho, acabei não conseguindo ir lá. Como foi? Estará por lá nos próximos dias?